23 Abril, 2019 12:20

ADH realiza trabalho social com famílias do município de Picos

O objetivo é a sensibilização e envolvimento das famílias contempladas com subsídio para construir casas.

Ascom ADH
Atividade do projeto técnico social (Ascom ADH)

O Serviço Social da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) realizou recentemente projeto técnico social nas localidades Gameleira dos Rodrigues e Tabuleiro dos Pios, no município de Picos, onde são construídas 35 unidades habitacionais por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que integra o Minha Casa Minha Vida. 

As famílias contempladas recebem um subsídio do governo para construir as casas e agora estão sendo atendidas com a realização de palestras educativas, distribuição de material (filtros) e capacitações.  

De acordo com a assistente social responsável pelo projeto, Gabriela Neiva, o objetivo desse trabalho é a sensibilização e o envolvimento dos beneficiários com o programa. Foram realizados vários encontros, onde são discutidos temas diversos e de interesse da comunidade.

Para a assistente Social Socorro Miranda, que também conduziu parte das atividades realizadas em Picos, a mobilização e inclusão dos agricultores beneficiários em todas as etapas da construção da moradia, garante um maior senso de responsabilidade, compromisso e valorização sobre a moradia adquirida.

“Já no nosso primeiro encontro foi realizada uma assembleia para a escolha da comissão de representantes. Essas pessoas se comprometem de acompanhar e fiscalizar a execução da obra. Em um segundo momento, trabalhamos com a inclusão produtiva, que são as capacitações e, por último, fazemos uma reunião de avaliação e entrega dos termos, que chamamos de acompanhamento pós conclusão da obra”, explica Miranda.

Na opinião do beneficiário Admilson dos Santos, é muito importante a construção da casa própria no local onde reside. “Estou muito feliz, porque vou permanecer no local onde eu residia com a minha família. Também aprendemos as regras de boa convivência na comunidade e conservação do patrimônio adquirido”, ressalta  Admilson.

Os moradores da Gameleira dos Rodrigues ainda tiveram a oportunidade de participar da palestra “Preservação do Meio Ambiente”, ministrada pela educadora ambiental Ruthy Costa, da Prefeitura de Picos. Ela falou, entre outros assuntos, sobre a preservação do meio ambiente, a coleta e destinação do lixo e doenças causadas pelo consumo de água não tratada.

“Todas as atividades realizadas pelo Serviço Social da ADH visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias residentes nesta comunidade”, encerra Gabriela Neiva.

Autoria: Rita Lúcia
Tags: