16 Maio, 2018 8:55

Programa permite gestão de sistemas de abastecimento e saneamento independente do poder público

O Sisar abriu oportunidade para adesão de novas comunidades da região centro e norte do estado.

O Governo do Piauí celebrará convênio para garantir o funcionamento do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar Meio Norte). Criado há poucos dias, o novo Sisar abre a oportunidade para a adesão de novas comunidades da região centro e norte do estado, gerirem seus sistemas de abastecimento e saneamento, com uma metodologia eficiente e independente do poder público. A participação do Executivo estadual nesse primeiro momento, visa apenas garantir os recursos da ordem de R$ 35 mil/mês, para arcar com a folha de pagamento, até que o sistema se torne autosustentável.

“À medida em que assumirmos os sistemas, teremos faturamento que cobrirão os custos operacionais do processo e garantir uma sobra de recurso para investimentos futuros, como investimento e manutenção na rede, para que possamos levar material em quantidade e qualidade para os contribuintes”, explicou Gilberto Medeiros, coordenador de Fomento ao Saneamento Rural do Estado.

O Sisar é uma espécie de associação que reúne diversas comunidades, capitalizada com recursos das contas pagas pelos usuários. A gestão dos sistemas de abastecimento fica com os próprios moradores. Quando algum problema afeta a distribuição, seja por vazamento ou danificação da bomba d’água por exemplo, a resolução é rápida e não depende do poder público. 

Atualmente, cerca de 60 mil pessoas, distribuídas em 55 comunidades da região de Picos, usufruem do Sisar. São aproximadamente 12 mil ligações. De acordo com o coordenador do programa, o índice de inadimplência é baixo (3%), enquanto o da Agespisa chega a 60%. Além disso, o índice de satisfação, segundo ele, é elevado.

“Em Teresina, eu desconheço uma comunidade rural que receba água tratada. Fazem a captação e mandam para as casas sem nenhuma garantia de qualidade. Na gestão Sisar, o sistema de tratamento é implantado para garantir uma água boa para os consumidores”, ressaltou Medeiros.

Todos os investimentos necessários para construção da rede de captação, tratamento e distribuição de água nas comunidades aderentes são custeados pelo Governo do Estado.

O gestor que desejar aderir ao Sisar, deve procurar a coordenadoria do programa, na rua David Caldas, Edifício Cidade Verde, Centro de Teresina.

Autoria: Redação CCom
Tags: