19 Agosto, 2019 11:27

Consórcio Nordeste se reúne nesta quarta (21) em Teresina

Os nove governadores nordestinos discutem pautas de interesse da região.

Os nove governadores do nordeste participam, nesta quarta-feira (21), em Teresina, da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento inicia às 14h, no Blue Tree Towers Rio Poty. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

No encontro serão debatidas pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental.

De acordo com o governador Wellington Dias, também será debatida a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no nordeste.  “A expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, explicou o gestor, destacando ainda que, na reunião, será lançado o site do Consórcio Nordeste.

Para o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, o grupo foca em melhorar a gestão pública e os investimentos na região. “Nosso objetivo é fazer o nordeste avançar; unir a região para trazer desenvolvimento. Nosso intuito é concentrar nossa energia em ajudar o país a crescer em paz, gerar mais emprego e trazer qualidade de vida para nosso povo. No encontro do dia 21 pretendemos avançar em nossas pautas”, afirmou o governador baiano.

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de protocolo de intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.

Programação Reunião Consórcio Nordeste

14h – Recepção das autoridades

14h30 – Abertura do encontro

  • Pronunciamento do governador do Estado do Piauí – Wellington Dias
  • Pronunciamento do governador do Estado da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste – Rui Costa

19h – Assinatura e divulgação da “Carta de Teresina”

19h30 – Coletiva de imprensa

Autoria: Redação Ccom
Tags: