25 Junho, 2017 8:30

Wellington participa da posse do novo bispo de Floriano

Dom Edivalter é o terceiro bispo da diocese florianense.

Francisco Gilásio
Wellington dá boas-vindas ao novo bispo de Floriano (Francisco Gilásio)

O governador Wellington Dias participou, nesse sábado (24), da missa de posse do novo bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade. A solenidade foi realizada na praça da Catedral de São Pedro de Alcântara e contou com a presença de centenas de cristãos católicos de Floriano e região, que deram boas-vindas ao novo missionário da diocese.

Wellington cumprimentou o novo bispo em nome do povo do Piauí. "Sei da importância da presença de Deus no coração do nosso povo. É isso que move a esperança da nossa gente. Saiba que pode contar com a parceria do Governo do Estado, afinal, sabemos da importância da Igreja Católica no trabalho social com crianças, idosos, dependentes químicos e tantos outros. Acreditamos e temos excelentes expectativas com a sua vinda", declarou Dias.

A abertura do evento foi feita com o hasteamento das bandeiras do município de Floriano, do Piauí e do Brasil. As boas-vindas foram dadas sob o tema bíblico "Na ternura de Cristo".

"Sinto que é muito árdua a função de bispo, mas muito me alegra e encoraja essa função que me foi dada por Cristo", contou Dom Edivalter.

O sacerdote disse não trazer nenhum programa pastoral pronto, mas revelou a importância da igreja estar atenta aos "sinais do tempo", apontando para uma "saudável continuidade" da condução da diocese para a adaptação às "novas e legítimas exigências dos novos tempos", afirmou o bispo.

Também participaram da solenidade de posse os secretários de Estado Merlong Solano e Francisco Costa, os deputados federais Assis Carvalho e Silas Freire e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

"Dom Edivalter é o terceiro bispo desde que foi criada a Diocese de Floriano, que se desmembrou da Diocese de Oeiras em 2008. Recebemos sua vinda com muito carinho. Nossa cidade é marcada por muitos religiosos e festejos tradicionais, além da presença dos franciscanos", lembrou o prefeito.

História

Dom Edivalter de Andrade nasceu no dia 17 de abril de 1962, em Barra do São Francisco, estado do Espirito Santo. É formado em Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória e graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

No dia 29 de março de 2017, o papa Francisco nomeou Edivalter de Andrade como terceiro bispo da cidade de Floriano.

A carreira sacerdotal do religioso passou pela paróquia de Jaguaré e Vila Valério, ambas no estado do Espírito Santo, depois seguindo período como pároco em sua cidade natal.

Dom Edivalter também já foi diretor da rádio capixaba Kairós e membro do Conselho Presbiterial e do Colégio de Consultores, instâncias da Igreja Católica.

Autoria: Valmir Macêdo

Tags: