25 Setembro, 2019 14:09

CGE acompanha investimentos em obras e serviços na Secretaria de Justiça

A CGE dispõe de um auditor setorial na Sejus que analisa as principais despesas do órgão e realiza o monitoramento do Núcleo de Controle Interno

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) tem cumprido seu papel de auxiliar os gestores estaduais oferecendo soluções seguras, eficientes e legais na tomada de decisões. Esse acompanhamento junto à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) tem contribuído para que os investimentos no sistema prisional, realizados pela Secretaria sejam concretizados.

A CGE dispõe de um auditor setorial na Sejus que analisa as principais despesas do órgão e realiza o monitoramento do Núcleo de Controle Interno da Sejus, orientando sugerindo ações para melhor efetividade do controle realizado no âmbito do Órgão. “Nem todas as atividades desenvolvidas são passíveis de mensuração em termos financeiros ou estatísticos, entretanto, tal fato não necessariamente significa a ausência de resultados efetivos da atuação”, ponderou o auditor governamental, Eraldo Ferreira.

Entre junho e agosto deste ano, o auditor setorial da CGE na Sejus acompanhou a efetividade dos investimentos, emitindo mais de 60 recomendações atendidas e outras 50 em atendimento pelo Órgão, em processos de aditivos contratual e de pagamentos, resultando em economia aproximada de 3,5% dos quase 8 milhões analisados.

Entre os investimentos mais relevantes está o acompanhamento da obra de construção da Cadeia Pública de Altos. “Quanto aos processos de prorrogação, cabe maior destaque para o processo referente à construção da Cadeia Pública de Altos-PI. Embora não exista uma economia quantificável em termos financeiros, o Núcleo Setorial da CGE na Sejus também participou do processo que resultou na prorrogação contratual, propiciando a execução da fase final da obra que foi inaugurada na última segunda-feira (23 de setembro), refletindo em uma redistribuição da população carcerária piauiense, tendo em vista que a nova unidade tem capacidade para 600 detentos”, informou o auditor.

O Controlador-Geral do Estado, Márcio Souza ressalta que a presença de Auditores Setoriais da CGE nos órgãos contribui para descentralizar os trabalhos da Controladoria e fortalecer o apoio aos órgãos. "É muito importante, no dia a dia da gestão pública, ter um acompanhamento da Controladoria para garantir que haja eficiência e regularidade nos processos de contratação e pagamento de bens e serviços públicos, inclusive relativos a obras. Nesse sentido, fazemos um esforço para disponibilizar auditores governamentais para os principais órgãos e entidades do Poder Executivo de maneira que eles possam ter uma dedicação exclusiva a essas instituições contribuindo fortemente para a desburocratização e a melhoria dos resultados dos serviços públicos no Estado do Piauí", disse.

Para o secretário de Justiça, Carlos Edilson a presença de um auditor setorial no órgão possibilitou melhores resultados à gestão. "É importante termos um auditor setorial, pois nos garante uma segurança maior em nossas ações da gestão. É um trabalho primordial para o bom andamento da gestão pública", enfatizou.

Autoria: Virgínia Santos
Tags: