16 Agosto, 2019 10:40

Ações da Cojuv beneficiam cerca 100 jovens em Jerumenha

Coordenadoria organiza conjunto de ações na Semana da Juventude do Município

Cássia Sousa
Coordenador participou de cerimônia de abertura que também reuniu autoridades do município. (Cássia Sousa)

A cidade de Jerumenha realiza a Semana da Juventude e a programação contou, nessa quinta-feira (15), com bate-papo e oficinas ao longo do dia. Pela manhã, técnicos da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) conversaram com jovens do Pronatec sobre temas como valorização da vida e a violência contra jovens mulheres. E, durante o dia inteiro, houve oficinas na zona rural e na área urbana. À noite, a Cojuv proporcionou entretenimento à juventude do município com o DJ Zero.

O conjunto de ações faz parte do projeto Caravana Juventude Ativa que tem como objetivo beneficiar jovens com atividades culturais, informativas e de prevenção. As oficinas são definidas de acordo com a demanda do município. E, para este evento, foram solicitadas oficinas de dança popular, de maquiagem, de grafite, de iniciação teatral e de percussão.

As oficinas de dança popular, maquiagem e grafite foram oferecidas na comunidade rural Barra do Lance. À tarde, estas mesmas oficinas foram oferecidas na zona urbana, além das de iniciação teatral e de percussão. Ao longo do dia, cerca de 100 jovens foram atendidos nestas atividades e no bate-papo.

“Avaliamos que este primeiro dia foi muito produtivo, tendo em vista que nossa equipe se dividiu em dois momentos: nas zonas urbana e rural. Mas destacamos as oficinas de dança popular e de percussão, tendo em vista o histórico da Cojuv que ainda não havia oferecido essas atividades, em especial a oficina de dança popular que valoriza aspectos culturais do Piauí. Todas as oficinas tiveram ampla participação, inclusive de jovens que não se inscreveram previamente, mas que chegaram no momento e se juntaram à atividade. Acreditamos que esse é um dia que ficará marcado para estes jovens e estas jovens, sobretudo pelas discussões que trouxemos”, disse a diretora de Políticas Sociais, Ianara Evangelista.

Na noite de quarta-feira (14), durante a cerimônia de abertura do evento, o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, discursou sobre a importância das Políticas Públicas de Juventude, destacando a importância da Semana da Juventude. Fizeram parte da mesa de honra, também, a prefeita do município, Aldara Pinto e o vereador e secretário de Assistência Social, Glécio Fonseca, que foi um dos articuladores do evento, o presidente da Câmara Legislativa do Município de Jerumenha, Atyla Helton, e a presidenta da Apae, Márcia Maria de Sousa.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: