01 Fevereiro, 2019 9:34

Entidades tratam da nova composição do Conselho Estadual da Juventude

A previsão é de que o edital do Cedjuv saia no início de março.

Cássia Sousa
Coordenador disse que representatividade dos segmentos é muito importante (Cássia Sousa)

Uma plenária para apresentação e discussão do edital de renovação do Conselho Estadual de Direitos da Juventude (Cedjuv), além de pautas estratégicas para o ano de 2019, foi realizada nessa quinta-feira (31). O evento reuniu representantes de entidades juvenis de todo o estado, e ocorreu no auditório da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Os principais tópicos de debate foram as propostas para alterações nas leis 5.618/2006 e 5.903/2009, respectivamente, Lei do Conselho e Lei do Plano Estadual de Juventude.

De acordo com o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, muitas propostas do plano já foram alcançadas e outras não, assim como surgiram novas demandas que devem ser metas para os próximos anos.

“Conquistamos a universalidade do ensino médio e técnico no estado, mas ainda não a do ensino superior. Precisamos também nos focar na resolução de problemas como a violência entre a juventude”, afirmou Vicente.

Em relação ao conselho, com o implemento da política de territórios, surgiu a necessidade de que cada um deles tenha um representante. A nova proposta a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa é de que a nova constituição do conselho seja de 22 membros da sociedade civil e de 13 do poder público, observando a questão da paridade de gênero. Ou seja, a representação igualitária de homens e mulheres no conselho.

“A representatividade dos segmentos é muito importante para nós. Temos entidades em nível estadual que são sindicalistas, a juventude rural, da universidade, os movimentos étnico-raciais, o movimento estudantil secundarista, juventude partidária, fóruns e conselhos. Queremos todos representados”, salientou o coordenador.

A previsão é de que o edital do Cedjuv saia no início de março.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: