22 Agosto, 2019 13:01

Cojuv lança projeto Caravana Ativa no Liceu Piauiense nesta sexta (23)

Evento oferece uma série de atividades, entre oficinas e bate-papos, ao longo do dia.

Cássia Sousa
Oficina de breaking é uma das atividades oferecidas pelo Caravavan Juventude Ativa (Cássia Sousa)

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) lança o projeto Caravana Juventude Ativa no Liceu Piauiense, em Teresina, nesta sexta-feira (23). A cerimônia de abertura começa às 8h e a Cojuv oferece uma série de atividades, entre oficinas e bate-papos, ao longo do dia. Das 14h às 16h, haverá a socialização dos trabalhos. O evento é realizado em parceria com a diretoria e com o grêmio estudantil da escola.

“O projeto Caravana Juventude Ativa tem como objetivo levar para a juventude, sobretudo das escolas, atividades educativas, oficinas práticas, de modo a dialogarmos com o Estatuto da Juventude. Ou seja, trabalharmos com as garantias e os direitos da juventude. A intenção é mostrar diversos olhares, outras culturas, como, por exemplo, a dança que trabalhamos com vários ritmos. Já, a partir das atividades preventivas, queremos desconstruir algumas questões como a cultura do patriarcado e a violência contra jovens mulheres”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

Atualmente, o Liceu tem 652 alunos distribuídos em 19 turmas. Em diálogo com o grêmio estudantil, a Cojuv distribuiu estes alunos nas 18 atividades que devem ocorrer no projeto. As oficinas incluem breaking, dança popular, iniciação teatral e circo. Entre as propostas de bate-papo, estão os temas de prevenção no trânsito, preservação ambiental e prevenção às queimadas, valorização da vida e violência contra jovens mulheres.

Evangelista pontua que a escolha do Liceu se faz pela importância histórica da escola, instituição de ensino mais antiga do Piauí. Ela acrescenta que o projeto já foi executado em outras cidades, como Esperantina e Jerumenha, e que o lançamento na capital é também uma forma de afirmar o compromisso da Cojuv em realizar atividades em nove escolas de diferentes zonas de Teresina até o fim do ano.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: