22 Julho, 2019 9:24

Cojuv levará serviços e informações ao Festival do Peixe em Esperantina

Coordenadoria beneficiará jovens com oficinas de dança popular, de poesia e rima e de grafite.

Cássia Sousa
Ianara Evangelista disse que um dos objetivos da ação é valorizar o pescador (Cássia Sousa)

Dos dias 26 a 28 de julho, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) oferecerá uma diversidade de atividades à comunidade juvenil de Esperantina durante o Festival do Peixe. São oficinas de grafite, de dança popular, de poesia e rima, além de serviços de embelezamento durante todo o evento. As ações são realizadas em parceria com a prefeitura do município.

A ação é coordenada pela Diretoria de Políticas Sociais da Cojuv, por meio do projeto Caravana Juventude Ativa. O plano é que a coordenadoria atue em cinco territórios de desenvolvimento, incluindo o Entre Rios, até o fim deste ano. Também serão levadas informações e projetos da juventude no estado, por meio do projeto Tenda das Juventudes.

De acordo com a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista, a oficina de dança será ministrada pela professora Uana Sara que já trabalha com dança popular há 15 anos, especialmente numa perspectiva de resgate da cultura do pescador e da pescadora de Esperantina e do território dos Cocais. A oficina de rima e poesia será conduzida pelo técnico da Cojuv Rodrigo Veras. E a de grafite estará sob responsabilidade de Eduardo Alemão, também servidor da coordenadoria. Ambas têm experiência nas respectivas áreas.

“A prefeita ficou muito animada com essa ação [oficina de grafite] porque ela será realizada na rodoviária. E a ideia é trazer cores animadas que possam dar relevância ao tema do peixe, sobretudo do pescador e da pescadora naquela região”, disse a diretora.

O público-alvo do evento é a juventude que já é atendida por projetos sociais da prefeitura. Porém, é objetivo da Cojuv assistir aos jovens que participam do evento, já que o Festival do Peixe tem grande movimentação de pessoas de outras cidades e mesmo do município.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: