02 Agosto, 2019 17:15

Cojuv realizará atividades em alusão ao Dia do Estudante e da Juventude em Teresina e interior

Ações ocorrerão em Teresina e no interior do estado.

Cássia Sousa
Oficina de grafite é uma das atividades propostas pela Cojuv (Cássia Sousa)

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) preparou uma série de atividades em Teresina e no interior do estado para este mês em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11, e ao Dia da Juventude, comemorado nacional e internacionalmente no dia 12 de agosto.

“Realizaremos algumas atividades em parceria com municípios e escolas, tanto em Teresina como no interior do estado. Além disso, teremos uma atividade em parceria com a Supervisão de Grêmios da Seduc no Premen Norte em que disponibilizaremos palestras e outras atividades para os estudantes daquela instituição. Queremos focar na história do movimento estudantil e nas lutas estudantis atuais”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Os municípios de Valença e Campo Maior recebem ações da coordenadoria nos dias 9 e 10. Em Valença, haverá uma oficina de break e uma Batalha de MCs durante a Semana do Estudante. Em Campo Maior, o projeto Tenda das Juventudes terá um estande na terceira edição da Feira AmorArte em que haverá serviço de panfletagem e apresentação circense.

“A panfletagem inclui a divulgação do programa Identidade Jovem que dá uma série de benefícios a jovens entre 15 e 29 anos como passagens gratuitas em ônibus convencionais interestaduais e meia entrada em shows, cinemas e eventos esportivos"

No dia 14, a Cojuv levará a Caravana ID Jovem ao município de Miguel Leão. Entre os dias 15 e 17, haverá oficinas ainda a serem definidas na Semana da Juventude de Jerumenha. A coordenadoria propôs nove atividades e o município ainda deve decidir quais são as que melhor se enquadram no perfil da juventude do município.

No dia 23, ocorre o lançamento do projeto Caravana Juventude Ativa no Liceu Piauiense, em Teresina, e que incluirá também em suas atividades a divulgação do programa Identidade Jovem.

De acordo com a diretora de Política Social da Cojuv, Ianara Evangelista, a escolha do Liceu Piauiense para o lançamento do projeto se deu pela importância histórica da escola, sendo a mais antiga de Teresina.

“A proposta do projeto é trabalhar uma série de atividades nas escolas, sobretudo de Teresina, uma meta acordada com o governador Wellington Dias. A prioridade são escolas de tempo integral de modo que possamos passar o dia na instituição desenvolvendo atividades preventivas e oficinas como grafite, rima e poesia, break. Em relação à prevenção, queremos abordar a valorização da vida, violência contra as mulheres, prevenção ao uso de drogas, temas muito importantes para tratarmos com a juventude”, disse Evangelista.

Ela enfatizou que o projeto é desenvolvido em diálogo contínuo com as instituições: as atividades são propostas pela Cojuv e a direção da escola escolhe aquelas que mais se adequam ao contexto daquela escola.

No fim do mês, em data ainda a ser definida, haverá mais uma ação do Caravana Juventude Ativa e do Identidade Jovem, no Centro Estadual de Educação Profissional Paulo Ferraz, no bairro Vermelha.

E no dia 30, a coordenadoria levará oficinas de grafite e maquiagem a Jardim do Mulato, além da Caravana ID Jovem.

Data

Município

Ação

09/08 e 10/08

Valença

Semana do Estudante – Oficina de break e batalha de MCs

09/08 e 10/08

Campo Maior

Tenda das Juventudes

14/08

Miguel Leão

Caravana ID Jovem

15/08 a 17/08

Jerumenha

Semana da Juventude

A definir

Teresina

Caravana Juventude Ativa no CEEP Paulo Ferraz

23/08

Teresina

Lançamento do projeto Caravana Juventude Ativa (no Liceu Piauiense)

30/08

Jardim do Mulato

Caravana ID Jovem e oficinas de grafite e maquiagem

Autoria: Cássia Sousa
Tags: