14 Agosto, 2019 12:48

Semana da Juventude de Jerumenha começa nesta quarta (14)

Evento terá oficinas, bate-papo e atividades culturais.

Cássia Sousa
Oficina de dança popular é uma das atividades da Semana da Juventude de Jerumenha (Cássia Sousa)

Durante os próximos três dias ocorre a Semana da Juventude de Jerumenha. O evento terá oficinas de percussão, dança popular, maquiagem e grafite, atividades oferecidas pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv). Além disso, haverá também atrações culturais à noite, nos dias 15 e 16, o artista principal é o DJ Zero no Clube Municipal. E no dia 17, a banda Novo Xodó, na Praça Artur Passos.

Na noite desta quarta (14), ocorre a cerimônia de abertura que devem participar o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes; a prefeita de Jerumenha, Aldara Pinto; o secretário municipal de Assistência Social, Glécio Fonseca; o presidente da Câmara Legislativa, Atyla Helton; e a presidenta da Apae, Márcia Maria de Sousa. A estimativa é de que 250 jovens participem do evento que ocorre pela primeira vez no município.

“O maior destaque dessa ação é que estaremos contemplando a juventude das zonas urbana e rural. Então, distribuímos as atividades, que vão desde bate-papos a oficinas, nessas duas áreas. Uma das metas da coordenadoria é justamente contemplar o público da zona rural”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

Nos dias 15 e 16 haverá oficinas de maquiagem, dança popular e grafite, que ocorrem de forma simultânea a partir das 8h30. Essas atividades ocorrerão na Escola Municipal José Avelino de Oliveira, na comunidade rural Barra da Lança.

Das 9h às 11h, haverá bate-papo sobre valorização da vida e sobre violência contra mulheres jovens. No dia 15, o público-alvo da ação são jovens do Pronatec e a atividade ocorre na Unidade Escolar Vicente Fonseca. Já no dia 16, o bate-papo é com jovens da igreja e será realizado na Praça Artur Passos.

Durante a tarde, a partir das 15h, há mais oficinas de maquiagem, de dança popular, de grafite, de iniciação teatral e de percussão. Desta vez, ocorrem na área urbana, na Unidade Escolar Vicente Fonseca.

No dia 17, haverá um momento de culminância em que os jovens farão a socialização das oficinas.

As atividades fazem parte do projeto Caravana Juventude Ativa da Diretoria de Políticas Sociais da Cojuv. O projeto tem como objetivo levar palestras, oficinas e apresentações culturais tanto a escolas como a comunidades rurais do estado. 

Autoria: Cássia Sousa
Tags: