27 Junho, 2019 11:21

Equipe do Governo de Alagoas conhece boas práticas do Piauí na defesa dos direitos da mulher

Os representantes estão sendo acompanhados pela coordenadora da Mulher do Piauí, Zenaide Lustosa.

Ascom CEPM
Gestores do Piauí apresentam projetos e ações a equipe do Governo de Alagoas (Ascom CEPM)

Uma comitiva do estado de Alagoas veio ao Piauí em busca de compartilhamento de projetos. A secretária estadual da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas, Maria José; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas (Cedim), Olga Miranda; a comandante da Patrulha Maria da Penha, major Danielle Assunção; e o superintendente de Política de Apoio à Pessoa com Deficiência de Alagoas, Gino César, vieram ao Piauí conhecer programas e projetos em algumas áreas que possam ser levados para aquele estado. 

Os representantes estão sendo acompanhados pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa. Ela explica as ações que já foram realizadas com o grupo alagoano. “Já estivemos com a superintendente de Direitos Humanos, Janaina Mapurunga, e discutimos sobre os trabalhos relacionados ao combate ao racismo e apoio à diversidade. Dialogamos também com a Secretaria da Agricultura, pois lá são realizados alguns projetos voltados para a mulher. Estivemos na ATI, onde foi apresentado à comitiva o aplicativo Salve Maria, que é um dos projetos que a secretária quer implantar no estado de Alagoas”, explica a coordenadora. 

Com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Governo de Alagoas, do secretário da Segurança Fábio Abreu e da subsecretária de Segurança, delegada Anamelka Cadena, foi firmada uma parceria para a implantar no Piauí a patrulha. É um projeto executado em conjunto pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio das Secretarias Estaduais da Mulher e dos Direitos Humanos e da Segurança Pública (SSP), pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Ele tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas deferidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

"A patrulha tem como missão fiscalizar todas as mulheres que já têm medidas protetivas de urgência. Então, nós não fazemos 190, nós fazemos uma visita e fiscalização, apoio e amparo a todas as mulheres que tem a necessidade de uma proteção a mais. Nosso intuito é fazer com que elas se sintam confortáveis e amparadas. Nós não podemos deixar essa mulher num grau de vulnerabilidade", explica Danielle Assunção. 

A equipe também esteve na Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), onde foi recepcionada pelo secretário Mário Eduardo. Em seguida, conheceram o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), onde foi apresentada a mamografia adaptada para mulheres com deficiência. “É um equipamento que permite um certo conforto para as mulheres, já que elas não precisam sair de suas cadeiras. É um exemplo que deve ser mostrado ao nosso estado vizinho”, disse a coordenadora. 

Para finalizar a visita ao Piauí, a vice-governadora Regina Sousa deve também receber a comitiva para uma reunião ainda nesta quinta. 

Mais informações:

Autoria: Aline Medeiros

Tags: