02 Agosto, 2019 9:43

Defensoria lança campanha de incentivo ao bom atendimento e à prática da cortesia

Ação é desenvolvida pela Corregedoria-Geral da instituição para aperfeiçoar as relações no âmbito do serviço público.

Lázaro Lemos
Apresentação da campanha na sede provisória da DPE (Lázaro Lemos)

A campanha que incentiva o bom atendimento e a prática da cortesia no âmbito da Defensoria Pública, “Cortesia Gera Cortesia”, foi apresentada nessa quinta-feira (1º), na sede provisória da instituição, reunindo defensores públicos, servidores, colaboradores e assistidos.

A corregedora-geral da Defensoria, Ana Patrícia Paes Landim Salha, discorreu sobre o tema, informando que trata-se de uma campanha idealizada pela Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins que, gentilmente, cedeu à Corregedoria do Piauí. A corregedora informou ainda que a campanha é consequência da Lei de Direitos do Usuário do Serviço Público, que já se encontra em vigor em todo o território nacional.

“Todos gostamos de ser bem tratados. Sabemos que na nossa instituição, felizmente, já adotamos o atendimento com urbanidade e o que queremos, com essa campanha, é aperfeiçoar o acolhimento que proporcionamos ao usuário do serviço público. Estudamos, dentro do Colégio de Corregedores, a aplicabilidade da Lei do Usuário desses serviços no âmbito da Defensoria e constatamos que na própria lei, em seu artigo 2º,  já vem expresso que ela se aplica à nossa instituição. O que pretendemos é intensificar o respeito nas relações de trabalho e atendimento, substituindo as informações e placas proibitivas pelas informativas, construindo um ambiente favorável ao crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública”, destacou Ana Patrícia Salha, que aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes a se engajarem na campanha.

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, também estimulou os presentes a se engajarem na campanha que, segundo ele, cumpre um importante papel. “Quem não fica satisfeito com um bom acolhimento? Agradeço muito à Corregedoria e especialmente a dra. Ana Patrícia, por essa ideia brilhante. Pessoalmente, sinto-me contemplando, desde o início da gestão que sempre enfatizo a questão do respeito, aqui somos todos iguais com funções distintas. Nossa obrigação é atender bem aos assistidos, tratar bem aos colegas. Isso engrandece e fortalece a instituição. Vamos encampar essa campanha, difundir, divulgar dentro e fora da Defensoria, que dever ser cada vez mais uma Instituição humanizada”, afirmou o defensor-geral.

A Campanha “Cortesia Gera Cortesia” foi lançada inicialmente no dia 19 de julho, na Diretoria de Primeiro Atendimento, Unidade João XXIII da Defensoria Pública, e conta com palestras e divulgações de peças no site e redes sociais da instituição, estimulando as boas práticas e a cortesia no atendimento aos assistidos, bem como nas relações de trabalho.  A Corregedoria-Geral vem apresentando a campanha em vários setores da defensoria em Teresina, devendo levá-la também para as Defensorias Públicas Regionais.

Autoria: Ângela Ferry
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