08 Outubro, 2019 11:10

Curso Defensoras Populares contou com informações sobre Direito de Família e Outubro Rosa

A próxima aula do Módulo IV do Curso Defensoras Populares será no dia 26 do corrente mês.

Bianca Souza
Encerramento do IV Módulo do Curso Defensoras Populares (Bianca Souza)

O IV Módulo do Curso Defensoras Populares, que visa o empoderamento de lideranças femininas para que possam atuar como agentes multiplicadores junto às suas comunidades, foi aplicado no sábado (6), na Biblioteca Estação Nova Cultura, no Itararé.

O acolhimento foi feito pela defensora pública Valéria do Nascimento Diniz, que abordou a Campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama, destacando a importância do autoexame. A defensora também se referiu a relevância do curso. “É muito importante. Está fazendo a diferença, dando todo o embasamento jurídico para que essas líderes comunitárias possam levar para suas comunidades. Consequentemente, a partir do momento que têm mais conhecimento dos seus direitos, as pessoas têm mais capacidade de lutar por eles, de ir em busca. Fui convidada pela dra. Carla Yáscar para fazer essa acolhida da palestra, divulgar  e solidificar mais ainda o Outubro Rosa. Eu sou a defensora que teve câncer de mama, tenho na verdade desde 2013, me aposentei por conta disso, mas continuo atuando no direito das pessoas com câncer, porque a cada dia que passa mais mulheres estão recebendo esse diagnóstico e precisamos ajudar, tratar a autoestima para não se deixar abater e lutar “, ressaltou.

Para  Sheila de Andrade Ferreira, diretora cível da Defensoria Pública e responsável por ministrar o IV Módulo “participar do Projeto Defensoras Populares foi uma oportunidade de  transmitir um pouco dos meus conhecimentos e adquirir, com certeza, muitos outros. É uma experiência de vida inexplicável e única. A todos que perguntam digo que foi muito mais do que eu esperava e que cada depoimento e dúvida enriquecia o Módulo. Além de passar conhecimento há o processo de escuta, que enriquece o lado humano do defensor fora do gabinete e da sala de audiência, que é importantíssimo. Você consegue desenvolver mais seu lado humano, interagindo diretamente com a sociedade e sentido as dúvidas e necessidades de todos. Amei! Que venham outros projetos assim!”, enfatiza.

Uma das alunas do curso, a jornaleira Maria Ioneide Matos Esteves, falou sobre a capacitação. “Estou achando muito bom, inclusive queria até que tivesse oportunidade de vir mais gente. As defensoras são legais. Debatemos a forma de ensinar para as outras mulheres a oportunidade que estamos tendo aqui”, disse.

Carla Yáscar Belchior afirma que o curso vem superando as expectativas. “A cada módulo ministrado percebemos que as lideranças estão aprendendo as informações repassadas de forma eficaz. São mulheres que já têm toda uma experiência de vida e que, com essa capacitação, estarão aptas a orientar outras mulheres. Nós da Defensoria Pública, estamos extremamente satisfeitas com os resultados alcançados até o momento. Tivemos a grata satisfação de contar com a presença da dra. Valéria Diniz, que fez uma acolhimento esclarecedor, valorizando a campanha Outubro Rosa”, destaca.

Erisvaldo Marques também discorre sobre o Curso Defensoras Populares. “Trata-se de um Projeto que vem nos surpreendendo, tanto pela boa participação das lideranças comunitárias envolvidas, como  pela procura mesmo após formada a primeira turma. Também é a representação da nossa intenção de, cada vez mais, sair dos gabinetes para levar a Defensoria até a população, seja oferecendo serviços e orientações, seja promovendo a educação em direitos. O Curso Defensoras Populares é uma grata satisfação e estão de parabéns todos os envolvidos em sua execução, especialmente a dra. Carla Yáscar Belchior, que teve a sensibilidade de trazer esse Projeto para o Piauí”, afirma.

Também estiveram presentes à Biblioteca Estação Nova Cultura, as defensoras públicas Verônica Acioly de Vasconcelos, Ana Keyla Ferreira da Silva Paillard, Sara Maria Araújo Melo e Elisa Cruz Ramos.

A próxima aula do Módulo IV do Curso Defensoras Populares será no dia 26 do corrente mês, tendo como tema “Direito das famílias – Elementos básicos sobre institutos do direito das famílias, como casamento, guarda, alimentos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável. Noções – Oficina Pais e filhos”, será ministrante a defensora pública Rosa Mendes Viana Formiga, coordenadora da Escola Superior da Defensoria e titular da 9ª Defensoria Pública de Família.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: