07 Agosto, 2019 10:13

Defensoria será parceira de projeto para atendimento às mulheres em relação às garantias dos seus direitos

O projeto está sendo implantado em Teresina e terá a participação de diferentes instituições.

Lázaro Lemos
Autoridades durante a apresentação do projeto (Lázaro Lemos)

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou, nessa terça-feira (06), da solenidade de apresentação da nova etapa de elaboração do projeto InTHEgra Mulher, iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, que propõe a parceria da Defensoria Pública. A solenidade ocorreu no salão nobre do Palácio da Cidade, com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho; das representantes da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande (MS), Carla Stephanini, subsecretária de Políticas para a Mulher; e Tai Loschi,  coordenadora-geral da casa, bem como de várias autoridades locais.

As duas representantes de Campo Grande destacaram a implantação e forma de funcionamento do projeto em Mato Grosso do Sul, colocando-se à disposição para contribuir com a implantação em Teresina. “As medidas protetivas funcionam dentro da Casa da Mulher Brasileira, contribuindo para dizer ao nosso país e ao mundo que é possível fazer diferente e respeitar as mulheres”, disse Carla Stephanini.

Emocionada, Tai Loschi relatou as vivências dentro do espaço e destacou a importância do funcionamento conjunto da rede, que precisa dispor de todos os meios e recursos para promover um atendimento eficaz. “Somos seres humanos e temos a responsabilidade de salvar vidas”, afirmou a coordenadora.

A secretária de Políticas para Mulheres do Município, Marcilane Gomes Batista, falou dos anseios com a implantação do projeto e importância da participação da Defensoria nessa iniciativa. “A Prefeitura de Teresina visa construir e implantar o espaço. Buscando no Brasil alguma experiência no serviço integrado fomos a Brasília, que nos indicou a Casa de Campo Grande. Um espaço físico onde tem Defensoria, Ministério Público e juizado, na oportunidade fiz um convite para virem a Teresina realizar uma capacitação e hoje apresentar a experiência exitosa para o prefeito, bem como para os gestores da rede de atendimento,  por isso a importância do nosso defensor-geral aqui, para reafirmar a relevância do InTHEgra em Teresina, assim como é possível a gente realizar um trabalho como esse, haja vista a experiência exitosa em Campo Grande que já completa quatro anos. Hoje, estamos trazendo os gestores para sensibilizar, mobilizar e motivar mais ainda, para a implementação desse serviço”, destacou a gestora.

“Temos que olhar para o futuro e ver o que queremos construir, avançando em cima dos desafios presentes. Com esse projeto, estamos plantando boas sementes para o futuro, em um clima de bastante compromisso na luta pelos direitos das mulheres e inserção delas em políticas públicas, contando com a parceria de órgãos e instituições públicas, como Tribunal de Justiça, Delegacia da Mulher, Secretaria da Segurança, Defensoria Pública e Ministério Público. Importante destacar o compromisso dos que fazem essas instituições. Com esse projeto, iremos marcar um salto qualitativo no atendimento às mulheres em relação às garantias dos seus direitos”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

O defensor destacou a importância do desenvolvimento e criação de, cada vez mais, políticas públicas voltadas para as mulheres. “Na Defensoria Pública já procuramos cumprir esse papel proporcionado, especialmente, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, mas também em todos os setores da instituição, o acolhimento digno, o atendimento psicossocial e jurídico, bem como buscando o empoderamento dessas pessoas, que nos chegam extremamente fragilizadas. Por isso, cremos que a integração da rede de atendimento, agora com a implementação do InTHEgra, seja fundamental. Trata-se de um interessante projeto que proporciona essa possibilidade de atendimento conjunto dos os órgãos e instituições que compõem a rede e precisamos apenas estudar qual a melhor forma de participação da Defensoria, dentro das limitações da instituição, mas certamente estamos prontos para colaborar com toda e qualquer iniciativa voltada para a garantia de direitos”, afirmou Erisvaldo Marques.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: