05 Maio, 2019 10:10

Defensoria Pública integra ação social em praça de Floriano

Evento reuniu 32 stands para atendimento direto e gratuito à população

Divulgação
Defensor público Marcos Martins atendeu a população na praça (Divulgação)

A 2ª Defensoria Pública Regional de Floriano e o Núcleo da Mulher Vítima de Violência Doméstica da referida Comarca integraram recentemente ação social realizada pelo transcurso do Dia do Evangélico. A ação ocorreu na  Praça Coronel Borges, atendendo a projeto de lei do vereador Rhanderson Martins de Almeida, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Floriano e sancionado pelo Prefeito Municipal.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal e em parceria com as Igrejas Evangélicas de Floriano, reuniu 32 stands para atendimento direto e gratuito a toda população e mobilizou diversos setores públicos e privados do município, dentre os quais a  Defensoria Pública, Ministério Público, OAB-PI, Policia Militar, Sebrae, INSS, SESC,  SENAC, dentre outros.

Entre os serviços oferecidos ao público  foi realizada a emissão de RG com 1ª via impressa na hora, consultas médicas, marcação de exames, vacinação contra a influenza H1N1, avaliação nutricional, fisioterapia, consultoria jurídica, orientações ao consumidor e benefícios previdenciários. Ocorreu doação de mudas de plantas, serviços de beleza, saúde bucal e distribuição de kits, entre outros. O evento iniciou às 8horas, sendo encerrado às 13h, contudo a programação continuou com a realização do Torneio Evangélico Solidário, no Estádio Tiberão, campanha de  doação de alimentos e sopão no Cais da Beira-Rio, à noite.

“Para celebrar este dia, o povo evangélico, representado por diversas denominações cristãs, reuniu-se em praça pública,  agradecendo pelas bênçãos dispensadas, bem como promovendo uma ação de alcance social. Foram montadas cerca de 30 tendas em que foram oferecidos diversos serviços gratuitos e acessíveis a toda a comunidade florianense. Destaco a presença marcante da Defensoria Pública, que mobilizou uma equipe para prestar orientação jurídica nas áreas da Família e da Mulher, ação que muito enriqueceu o evento”, relatou pastor auxiliar da Igreja Assembleia de Deus de Floriano,  José Filho Fernandes Vieira.

O defensor público Marcos Martins de Oliveira, titular da 2ª Defensoria Pública de Floriano e coordenador do Núcleo da Mulher Vítima de Violência Doméstica na Comarca, esteve presente ao evento e realizando atendimentos. “Considero uma ação  de grande proporção social para a nossa comunidade, que buscou a assistência necessária ao seu bem-estar, independente de religião,  atraindo centenas de populares pela disponibilização de diversos serviços públicos e privados, onde tive a oportunidade de prestar orientações e atendimento extramuros junto a minha equipe e evidenciar a missão exercida pela Defensoria Pública, Instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbida da prestar além da assistência jurídica, a orientação jurídica aos necessitados”, declarou o defensor.

 

 

 

Autoria: Ascom DPE/PI
Tags: