07 Outubro, 2019 18:12

Projeto Mente Cidadã é levado ao CAPS Infantil

Ação consiste na orientação jurídica, judicial e extrajudicial, às pessoas com transtorno mental e seus familiares,

Lázaro Lemos
Atendimento no CAPS Infantil foi realizado na manhã desta segunda-feira (Lázaro Lemos)

As crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em Teresina, receberam nesta segunda-feira (7) as ações do Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade e Saúde Mental”, de autoria da defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família.

A ação contou com a presença do defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; da corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha, do diretor administrativo da Defensoria, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro; do defensor público da União, Sérgio Murilo Fonseca Marques Castro; da coordenadora do CAPSi, Sayonara Lima; da chefe de Núcleo da Gerência de Saúde Mental de Teresina, Isabel Karine Silva e da responsável técnica pelo INSS, Solange Costa de Souza Ferreira.

O projeto, iniciado no Hospital Areolino de Abreu no dia 25 de setembro, consiste na orientação jurídica, judicial e extrajudicial, às pessoas com transtorno mental e seus familiares, visando ainda chamar a atenção para a rede de assistência psicossocial e buscando humanizar o atendimento prestado. Também são oferecidos diversos serviços por meio de parcerias com váiros órgãos e Instituições.

Patrícia Monte diz que a intenção é levar os serviços jurídicos para os pontos de atendimento às pessoas com transtorno mental, beneficiando também seus familiares. “A expectativa é sempre muito positiva, porque a comunidade está recebendo muito bem essa concentração de todos os serviços da rede de assistência às pessoas com transtorno mental . Mais uma vez a FMS e o secretário de Assistência Social do Município, doutor Samuel Silveira, deram apoio irrestrito para a ação que será desenvolvida em todos os CAPS. Não vamos deixar ninguém fora e, dependendo da demanda, podemos retornar para um segundo atendimento. Esse não é um projeto de ação única, tem todo um fluxo e cremos que nosso defensor-geral está exatamente com esse propósito, de estender a ação. Aproveitamos para destacar a participação dos nossos parceiros, que são essenciais para que o Projeto possa ser desenvolvido a contento, como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); a Defensoria Pública da União; a Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação; Fundação Municipal de Saúde e Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas do Município”, disse a defensora.

A coordenadora do CAPSi, Sayonara Lima, também se referiu a ação. “Nossa expectativa é que os serviços contemplem as necessidades da população que a gente atende, dando vazão às suas demandas. Nós atendemos um público de extrema vulnerabilidade e os serviços que se encontram aqui hoje ajudam justamente para que eles possam melhorar sua condição de vida, dirimir suas necessidades”, destacou.

O defensor público da União, Sérgio Murilo Fonseca Marques Castro ao se manifestar ressaltou a finalidade do atendimento. “É um prazer estar aqui, trazendo esse atendimento às pessoas que possuem em transtorno mental e seus familiares. Trata-se de um projeto que tem uma grande finalidade, proporcionando a benefícios de várias ordens, como auxilio doença, aposentadoria por invalidez, LOAS. Volto a parabenizar Dra. Patrícia Monte pela iniciativa e me coloco à disposição para sempre colaborar”, disse.

A gerente de Saúde Mental do Município, Isabel Karyne Silva e a técnica do INSS, Solange Ferreira, também parabenizaram a Defensoria Pública pela iniciativa. “Queremos agradecer a presença de todos vocês e destacar que esse é um momento muito importante para a saúde mental”, disse Isabel Karyne. “Esse atendimento facilita o acesso aos benefícios, porque estão todos os órgãos centralizados aqui, queremos parabenizar a Defensoria”, disse Solange Ferreira.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, também destacou a relevância do Projeto e a importância da Defensoria Pública ir até a comunidade. “A Defensoria Pública tem hoje vários projetos que, como o Mente Cidadã, levam benefícios à população. Esse atendimento que hoje trazemos até o CAPSi é de extrema importância, pela quantidade de serviços que oportuniza às pessoas com problemas psíquicos e aos seus familiares. Contamos com a colaboração dos nossos parceiros, que têm sido fundamentais para a prestação de um serviço com boa qualidade . É a Defensoria presente onde a população está, tornando mais fácil à todos vocês o acesso a esses serviços”, afirmou.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: