09 Maio, 2018 9:11

Campus da Uespi em Campo Maior realiza evento e lança livro sobre arte, cultura e história

As atividades fazem parte da I Jornada de História e Contracultura da Uespi.

O Grupo de Pesquisa de História, Arte, Contracultura e Produção de Subjetividades, do campus Heróis do Jenipapo, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizado em Campo Maior, promove o lançamento do livro “Arte como Experiência”, nesta quinta-feira (10), no auditório do campus, às 16h.

O lançamento faz parte da I Jornada de História e Contracultura da Uespi, que tem como objetivo socializar com a comunidade, em geral as discussões realizadas no âmbito do grupo de pesquisa.

O livro debate temáticas sobre arte, cinema e história trazendo uma discussão sobre a produção da narrativa fílmica e como as imagens produzidas pelos filmes trazem sentidos para quem os assiste. No lançamento do livro, será feito um bate-papo com o autor e professor Jaislan Monteiro.

I Jornada de História e ContraCultura 

A I Jornada de História e Contracultura da Uespi está sendo realizada durante todo o primeiro semestre de 2018, no Campus Heróis do Jenipapo. A jornada promove atividades como palestras, bate-papo, minicursos, oficinas, exibição de filmes, documentários e lançamento de livros. O evento é coordenado pelo professor Ernani José Brandão Júnior, do curso de História.

“O evento é fruto de um desdobramento de atividades de um grupo de pesquisa de história, arte e contracultura e produção de subjetividade, que a gente mantém na Uespi desde 2012. Agora, resolvemos fazer o evento com vários debates, e a gente vai falar sobre a contracultura de um modo geral”, conta Ernani José.

Conferência de abertura

A abertura do evento ocorreu dia 19 de abril com a conferência do professor Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, da Universidade Federal do Piauí de Picos. O docente realizou uma palestra sobre a “Contracultura e os jovens intermináveis invenção de si e culturas juvenis do mundo contemporâneo”. O professor trouxe também seu livro “Torquato Neto e seus Contemporâneos”, que trata sobre as obras do poeta brasileiro Torquato Neto e sobre a contracultura no Brasil por meio das manifestações de arte.

Em maio, o evento irá trazer debates sobre a contracultura, rock e música independente, terá também debates sobre as questões místicas de uma comunidade alternativa de José de Freitas e sobre um evento Contra Cultural de Barras chamado Grito Alternativo. “Nossa convidada será a Ione Alves, que é aluna da Uespi,  para debater sobre a Contracultura Alternativa e como ela pode se dar de maneiras múltiplas”, explica o docente Ernani.

Evento gratuito

O evento é aberto para alunos e comunidade, os interessados em participar devem ficar atentos às datas e horários, a entrada é franca e não precisa de inscrição. “É importante a participação de todos para que possamos alcançar  bons debates, amostras e oficinas. O espaço é aberto para quem quiser enriquecer o nosso evento”, finaliza Ernani José Brandão Júnior.

Autoria: Carina Rodrigues
Tags: