01 Dezembro, 2016 16:29

Alunos piauienses ganham medalhas em Olimpíada de Robótica 2016

Um evento realizado em diversos países e que no Brasil ocorreu nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro em Brasília (DF)

Divulgação
Estudantes durante na Olimpíada Brasileira de Robótica (Divulgação)

O Piauí obteve bons resultados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR - 2016), que fez parte da programação da Olimpíada do Conhecimento - na competição de robótica LEGO - First Lego League (FLL), um evento realizado em diversos países e que no Brasil ocorreu nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro em Brasília (DF).

Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Liceu Parnaibano, do município de Parnaíba, conquistaram medalhistas como Melhores Programadores, medalhista de ouro com o aluno Francisco Wellington Sobrinho, medalhista de bronze na Plataforma KhanAcademy com o aluno Alan Barros e medalhista na OBR Fase Teórica com o aluno Tiago Félix dos Santos.

O resultado foi divulgado na quarta-feira (30) e participaram da Olimpíada dez alunos e três professores do Liceu Parnaibano, que estão diretamente envolvidos com o Projeto que forma o Grupo de Estudos de Robótica Básica, criado em maio de 2015 em parceria com o IFPI.

O Governo do Estado através da Seduc deu todo apoio financeiro para que os alunos participassem do evento e contou ainda com a parceria do SESI/FIEPI, com o envio dos kits LEGO e viagem de parte da equipe.

De acordo com o edital do evento, a equipe tinha que apresentar os robôs programados a executar vários desafios na arena que segue a temática animais nas estradas. A equipe apresentou banner da pesquisa, exposição de aplicativo (app android) para coleta de dados de acidentes nas rodovias piauienses (com a ajuda de dados estatísticos conseguidos na Polícia Rodoviária Federal PRF).

"Ficamos em 13º Lugar de 27 equipes (participação de todos os Estados Brasileiros). Um ótimo resultado mediante pouquíssimo tempo de estudo. Assim, esse evento proporcionou novos conhecimentos, novos contatos e capacitação de nossos alunos e instrutores, no qual a meta é para 2017 expandir o projeto para novos alunos e participar de novas competições e olimpíadas científicas", esclareceu o coordenador do Projeto, Cristiano Pessoa Lages.

"Foi um evento muito importante, pois foi muito proveitoso devido a troca de conhecimento e principalmente porque não teve aquela disputa, trabalhamos juntos até tarde da noite para apresentarmos o melhor trabalho", frizou Danilo do Curso, Técnico em Informática.

Para Francisco Emanuel, do 1º ano do Ensino Regular, a viagem foi muito importante para a vida estudantil, pois puderam conhecer e compartilhar as experiências de outros estados.

Para eventos futuros, os instrutores Alberto Senna e Rafael Magalhães , informam que irão apresentar artigo científico sobre a aplicação da robótica no ensino de física no Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) em janeiro de 2017, em São Carlos (SP). Em fevereiro a equipe de Robótica irá participar da Olimpíada LEGO - Etapa Regional em Salvador (BA).

 

Autoria: Socorro Landim

Tags: