16 Outubro, 2019 15:40

Secretário de Educação apresenta Educar Piauí aos órgãos de controle

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, apresentou, nesta quarta-feira (16), o plano Educar Piauí para representantes Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público, Advocacia Geral da União e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Piauí).

O Educar Piauí foi criado para otimizar a aplicação dos recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e em total consonância com as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), seguindo as diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Educação, e ainda com o Plano Plurianual do Estado.

“Uma das recomendações do Tribunal de Contas da União é que o Governo do Estado dê publicidade à aplicação deste recurso. Nós já fizemos essa apresentação para conselho do Fundeb, para sociedade de modo geral e agora estamos apresentando para os órgãos de controle. O que queremos com essa iniciativa é dar transparência ao plano, para que a gente possa fazer bom uso desses recursos, melhorando cada vez mais a educação do nosso estado”, explicou o secretário.

O Plano Educar Piauí prevê o investimento de R$ 1,6 bilhão em ações voltadas para o desenvolvimento da educação do estado, contando com três frentes importantes: programas pedagógicos, valorização da gestão e formação dos profissionais da educação; investimento em tecnologia e infraestrutura; e desenvolvimentos de ações de apoio à rede.

“Uma das frentes que iremos investir é na diminuição do analfabetismo, combate à evasão escolar, expansão da educação profissional, valorização dos nossos gestores e, claro, na infraestrutura das escolas. Temos atualmente uma rede de 658 escolas e mais 160 anexos rurais. É preciso melhorar essas escolas, construindo quadras, laboratórios, bibliotecas, refeitórios e climatizar as salas de aula para que essas unidades possam proporcionar um atendimento ainda melhor, tanto aos estudantes como também aos professores e aos profissionais que fazem parte da nossa rede de ensino”, destacou o Ellen Gera.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Abelardo Vilanova, parabenizou a iniciativa do secretário e lembrou que a lisura na execução do plano é muito importante para a população. “Essa iniciativa é vista como extremamente positiva pelo TCE, porque demonstra o interesse da administração em proteger a gestão e fazer o bom uso dos recursos. Por isso, quero desejar ao secretário Ellen Gera e toda equipe da Secretaria de Educação boa sorte na aplicação do Plano e que esse investimento possa, de fato, revolucionar a educação do Estado”, frisou o conselheiro.

Autoria: Tallita Tajra