11 Março, 2019 15:43

Emgerpi realiza II Ciranda sobre Empoderamento Feminino

Adriana Carvalho
(Adriana Carvalho)

As servidoras da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) participaram, nesta segunda-feira (11), na Casa do Mutuário, da Ciranda Temática - “A Luta das Mulheres é Plural”. Promovido pela diretoria de Processos Imobiliários da empresa o objetivo do evento foi debater - A mulher como lugar de fala, empoderamento feminino e desconstrução. 

Representantes da Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio do Piauí (Luara Dias), do Instituto da Mulher Negra do Piauí/Ayabás (Sônia Terra), do Centro de Referência LGBT (Josiane Borges) participaram da roda de conversa com as servidoras. Após a leitura do poema de "Ofertas de Aninha (Aos Moços)", da poetisa e contista brasileira, Cora Coralina, as servidoras fizeram o corte do bolo coletivo dedicado ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido na última sexta-feira (8).

Uma das idealizadoras do Instituto da Mulher Negra do Piauí/Ayabás, Sônia Terra, falou no debate sobre os desafios do que é ser mulher. “Como a partir desse meu local de trabalho eu posso vivenciar um ambiente de sororidade entre minhas colegas de trabalho e me integrar à luta por mudanças de comportamento e respeito diante das diferenças que mulheres têm de ver e viver no mundo” , disse.

Joseane Borges, que trabalha na defesa dos direitos humanos da população LGBT, falou que todos os dias mulheres são mortas pelo simples fato de serem mulheres e quando se trata de mulher negra trans, esse fator é agravado bem mais ainda. "Por isso, nos reunimos em coletivo para que possamos garantir nossa luta por respeito no Piauí e no Brasil. Através de muita luta, hoje, conseguimos ver mulheres transexuais dentro dos espaços de debate e isso é muito importante, porque elas também são mulheres”, relatou Joseane que trabalho junto ao Centro de Referência Raimundo Pereira.

“Queria parabenizar todas as mulheres pela data importante que é o 8 de março, pois mais que festiva serve para refletir sobre as violências que as mulheres veem enfrentando no dia a dia, principalmente dentro de casa”, diretor-presidente da Emgerpi, Décio Solano.

Para a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, todos os debates realizados na semana da mulher ajudam a quebrar barreiras do preconceito e discriminação, fazendo compreender que toda mulher tem direito ao respeito, seja ela trans ou não. "Fico muito feliz de poder proporcionar momento como este as nossas colaboradoras, pois acredito que toda mulher precisa ajuda outras mulheres a despertarem para o empoderamento feminino”, declarou.

Após a leitura do poema de ‘Ofertas de Aninha (Aos Moços)’, da poetisa e contista brasileira, Cora Coralina, as servidoras fizeram o corte do bolo coletivo dedicado ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido na última sexta-feira (8).

Autoria: Adriana Carvalho
Tags: