10 Novembro, 2016 14:30

Enfeites natalinos são destaque na feira da economia solidária

O Natal está se aproximando e, com ele, o espirito natalino. Pensando nessa festa, a artesã Socorro Miranda está expondo enfeites natalinos confeccionados através de garrafas pets, papéis e diversos outros materiais recicláveis, na décima primeira edição da Feira da Economia Solidária. O evento é uma realização do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e tem como objetivo fomentar a economia solidária e mostrar o verdadeiro valor do trabalho realizado por artesãos e pequenos produtores do Piauí, além de incentivar a maior produção e vendas desses produtos.

Socorro explicou sua opção pela confecção de produtos natalinos. “Eu, geralmente, confecciono meus trabalhos de acordo com a época comemorativa. O Natal é um momento muito bonito e para o qual faço os trabalhos com bastante carinho. Todos os produtos são feitos para enfeitar os lugares ressaltando a beleza do que temos de material no nosso estado, utilizo garrafa pet, mangará de coco e recicláveis. Ganhar nossa renda com um trabalho tão bonito é muito gratificante”, ressaltou a artesã.

A feira acontece mensalmente e conta com a exposição de diversos tipos de produtos incluindo artesanato em tecido, madeira e cerâmica, produtos orgânicos e recicláveis. Conta também com vestuários e confecções, comidas, bebidas e produtos em fibra e talo de buriti.

As iniciativas de Economia Solidária contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, fomentar a economia solidária e mostrar o trabalho dos pequenos produtores são os objetivos mais importantes. “Nós trabalhamos para manter a feira todos os meses com a beleza e importância que ela tem, e durante o Natal vimos que os trabalhos artísticos tem uma visibilidade destacada, pois, durante essa época os enfeites tornam-se cada vez mais importantes e ficamos bastante felizes de conseguir movimentar a economia solidária e reunir a satisfação de quem adquire esses produtos com a satisfação dos nossos produtores, que expõe seus produtos de forma que as pessoas reconheçam e valorizem o trabalho deles”, concluiu o gestor.

A economia solidária gera trabalho e inclusão social e forma uma corrente que integra e auxilia quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. A Setre busca realizar as feiras para trabalhar nessa perspectiva e concretizar os objetivos que tanto importam para a economia solidária.

Autoria: Amanda Carvalho
Tags: