HGV recebe 33 novos residentes nesta quinta-feira (2)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu, nesta quinta-feira (2), mais uma turma do Programa de Residência Médica e Multiprofissional da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). São 18 novos residentes médicos e 15 residentes na área multiprofissional. A cerimônia contou com a presença do reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista; o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Gerardo Rebelo; a diretora-geral do HGV, Clara Leal; o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Uespi, Jesus Antonio de Carvalho Abreu, além das coordenadoras Jozelda Duarte, da Comissão de Residência Médica do Coreme/HGV e Sônia Campelo, da Comissão de Residência Multiprofissional.

A coordenadora da Coreme explica que receber os novos residentes é uma das formas que estimula o crescimento e o desenvolvimento da instituição, qualificando os profissionais e garantindo os melhores serviços no cuidado integral nos diferentes níveis de complexidade. “A residência, tanto médica como multiprofissional, diferenciam a instituição no sentido de aprimorar a qualidade no atendimento aos pacientes, bem como, estimula a pesquisa e o ensino, melhorando os processos, protocolos e rotinas no atendimento”, declara Jozelda Duarte.

O superintendente de Assistência à Saúde, que na solenidade representou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, disse que a Sesapi está feliz em receber novos profissionais que vão contribuir com o atendimento no HGV. Ele destacou que a Saúde do Estado está empenhada na descentralização e implantação de serviços de alta complexidade nas principais regiões do Piauí, como Floriano, Picos e Parnaíba.

"O objetivo é desafogar a demanda do HGV, principalmente com a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, tanto no HGV como em hospitais regionais e, também, implantar  serviços altamente especializados como neurologia, onde a procura é maior que a oferta", explica Gerardo Rebelo.

O reitor da Uespi disse estar satisfeito com a entrada dos novos residentes que irão contribuir ainda mais com o ensino e a pesquisa tanto na Universidade Estadual quanto no HGV, hospital de ensino e campo de estágio para os novos residentes.

Durante a solenidade, a diretora-geral do Getúlio Vargas apresentou os indicadores de produção do hospital e falou da importância da unidade como referência em atendimento, ensino e pesquisa. "O HGV funciona há 76 anos prestando serviço ao Piauí e outros estados. A gente se sente responsável por essa missão que estamos levando”, disse Clara leal.

Autoria: Fátima Oliveira
Tags: