03 Maio, 2019 11:43

Secretaria de Saúde vai reforçar mutirões de cirurgias ortopédicas no HGV

Os mutirões são de grande importância para manter o funcionamento pleno da rede hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai retomar a realização de mutirões ortopédicos neste sábado (04), em Teresina. A decisão foi acordada durante reunião entre o secretário da Saúde, Florentino Neto, a diretora da Fundação Hospitalar, Natália Monteiro, e assessoria jurídica da Fepiserh, Helton Luiz de Sousa, e a diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Fátima Garcêz.

A iniciativa é uma estratégia da Sesapi e da Fepesrh para ampliar a resolutividade no atendimento cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir as filas e o tempo de espera dos pacientes que buscam cirurgias eletivas no estado do Piauí.

“Estamos discutindo ações mais efetivas para fortalecer o atendimento da rede hospitalar. Por meio de medidas eficazes, como os mutirões ortopédicos, queremos atender um número maior de pacientes eletivos”, diz Florentino.

Durante a reunião, a diretora-geral do HGV apresentou o plano de ação, contendo toda a relação de profissionais e insumos necessários para a realização de mutirões de cirurgias, bem como de pacientes que estão nos hospitais e também pacientes eletivos que aguardam por atendimento cirúrgico no Getúlio Vargas.

“Os mutirões são de grande importância para manter o funcionamento pleno da rede hospitalar. Muitos desses pacientes que aguardam por cirurgias nos hospitais ou cirurgias eletivas, só têm o HGV como alternativa para o atendimento cirúrgico. Esses pacientes são a nossa prioridade”, frisa Fátima Garcêz.

No sábado (04), o mutirão ortopédico vai atender 30 pacientes. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a ideia é começar com os mutirões ortopédicos, mas expandir, ao longo do mês, para outras áreas como vascular e neurocirurgia.

Autoria: Eugênia Reis e Elis Pegado
Tags: