10 Julho, 2019 15:56

Interpi e Seduc iniciam georreferenciamento de escolas públicas estaduais

O objetivo é aferir a localização geoespacial desses estabelecimentos de ensino, bem como o perímetro de cada um.

Divulgação Interpi
(Divulgação Interpi)

Em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) foi iniciado na terça (9), o trabalho de georreferenciamento das escolas públicas estaduais na cidade de Teresina. O objetivo é aferir a localização geoespacial desses estabelecimentos de ensino, bem como o perímetro de cada um.

O georreferenciamento, sob responsabilidade do Interpi, atende a uma solicitação da Secretaria de Educação e servirá para embasar planos e ações relativos às unidades escolares, como a elaboração e revisão de itinerários de transportes escolares e obras de reformas nos imóveis, quando necessárias. Segundo a Seduc, a medida otimizará a alocação de recursos humanos e financeiros.

As três primeiras escolas georreferenciadas foram as Unidades Escolares Deputado Tertuliano Milton Brandão, Dr. Agnelo Pereira da Silvia e Pinheiro Machado, do Grande Dirceu, onde as equipes do Instituto de Terras continuam trabalhando. O trabalho de georreferenciamento e localização espacial das escolas públicas estaduais na Capital deve durar cerca de dois meses. No total, serão 150 escolas públicas estaduais a serem visitadas pelos técnicos do Interpi.

De acordo com Rannyere Tardele, diretor de Operações do Interpi, a solicitação da SEDUC contempla escolas em diversas localizações de Teresina. “Desde o Dirceu, Usina Santana, Mocambinho. E, posteriormente será realizado o trabalho de georreferenciamento das rotas de cada escola, para se saber a distância, que bairro está sendo contemplado e o respectivo local”, disse.

O diretor informou ainda que, após o levantamento de dados, serão confeccionados mapas e memoriais descritivos para se ter localização e rotas atualizadas das escolas do Estado. “Nossas equipes estão em campo, nos bairros de Teresina, para cumprir esta solicitação”, acrescentou.

O diretor de Operações do Interpi informou também que após a conclusão das 150 escolas estaduais, outros prédios públicos do Estado serão contemplados georreferenciamento.

Autoria: Clícia Soares
Tags: