20 Maio, 2019 9:02

Detentos participam da primeira revisão para o Enem 2019

Mais de 200 reeducandos participaram da aula.

Thanandro Fabrício
Revisão Enem PPL na Penitenciária José Ribamar Leite (Thanandro Fabrício)

Os detentos das unidades penais da Grande Teresina assistiram, nesse domingo (19), à primeira revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade, do ano de 2019. A revisão foi realizada na quadra da Penitenciária José Ribamar Leite, Casa de Custódia.

A realização das revisões para o Enem são realizadas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Até a aplicação da prova do exame nacional, serão mais nove revisões nas unidades penais do interior do estado e uma última, novamente, na Penitenciária Ribamar Leite, em Teresina.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, frisa que o momento representa a vontade de mudança por parte dos reeducandos. O gestor também enaltece a parceria com a Secretaria da Educação. 

"Contamos com mais de 200 reeducandos assistindo aula, graças à parceria com a Seduc. Estamos ofertando aos reeucandos oportunidades de fazerem uma boa prova no fim do ano. A presença deles aqui demonstra que querem uma vida diferente. A educação liberta", frisou Carlos Edilson.

Para o secretário da Educação, Ellen Gera, é uma satisfação levar a educação ao sistema prisional. "A parceria entre a Secretaria da Justiça e a Secretaria da Educação é de sucesso. O Piauí é destaque nacional no número de reeducandos estudando. Isso para nós é gratificante", ressalta o gestor. 

O acesso à educação no sistema prisional é garantido pela Lei de Execução Penal. Além da revisão para o Enem, outros programas de ensino são aplicados no sistema prisional como o canal de educação, Projovem Urbano, EJA, Encceja, abrangendo todas as unidades penais do Piauí. 

Autoria: Ascom Sejus
Tags: