16 Outubro, 2019 14:37

Reeducandas assistem a palestra sobre câncer de mama

Evento aconteceu na Penitenciária Feminina de Teresina. O médico Mharcus Carneiro tirou as dúvidas das reeducandas

As reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina assistiram, nesta quarta-feira (16), uma palestra sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Justiça, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

O médico mastologista, Mharcus Carneiro, esclareceu as dúvidas das reeducandas sobre o tema. O câncer de mama, se diagnosticado no estágio inicial, tem grandes chances de cura.  “Essas palestras educativas são para orientar as mulheres, principalmente as que estão na faixa etária entre 40 e 70 anos, a fazer o exame anualmente, pois é o único meio de reduzirmos a mortalidade por câncer de mama”, comentou o médico.

Para a reeducanda Fernanda Lima, a palestra serviu muito para a prevenção da doença. “É mais uma oportunidade pra gente conhecer e se prevenir sobre o câncer de mama. É muito legal, pois será mais um conhecimento adquirido sobre o tema” relatou a interna.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, quase 60 mil mulheres no Brasil serão diagnosticadas com câncer de mama neste ano. As causas são multifatoriais. No entanto, hábitos como tabagismo, obesidade, sedentarismo, além dos fatores genéticos contribuem para o surgimento da doença.

Tags: