21 Maio, 2019 12:13

Secretário Zé Santana é reconduzido à presidência do Confecop

O mandato terá duração de quatro anos.

Ascom Sasc
A eleição foi realizada na sede da Sasc (Ascom Sasc)

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Zé Santana, foi reconduzido à presidência do Conselho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Confecop), nessa segunda-feira (20), em Teresina. Na oportunidade, também foram apresentados os novos conselheiros, titulares e suplentes. O mandato terá duração de quatro anos. 

O Confecop é formado por integrantes de 14 órgãos do Governo do Estado e por quatro membros da sociedade civil organizada. Dentre outras atribuições, o conselho tem o papel de formular políticas e diretrizes dos programas e ações governamentais voltados para a redução da pobreza e das desigualdades sociais, que orientarão as aplicações dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Selecionar programas e ações a serem financiados com recursos do fundo e coordenar em articulação com os órgãos responsáveis pela execução dos programas e das ações financiadas pelo Fecop, a elaboração das propostas orçamentárias a serem encaminhadas à Seplan.

O Fecop é gerido pela Sasc. Ele foi instituido com o objetivo de viabilizar à população do Piauí o acesso a níveis dignos de subsistência. Os recursos são aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço da renda familiar, infraestrutura, segurança e outros programas sociais. O fundo inclui ainda os investimentos e manutenção geral na área da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar. O fundo foi instituído pela lei estadual, número 5.622, do dia 28 de dezembro de 2006.

“Estou sendo reconduzido à presidência do Confecop, com o objetivo de caminhar junto com os diversos representantes das entidades e sociedade civil, que compõem esse importante mecanismo de combate à pobreza, para debatermos e procurarmos soluções para problemas que afetam a população menos favorecida, em todo o estado. Isso com a transparência e eficácia na aplicação de recursos e com foco na justiça social”, afirmou Zé Santana.

Autoria: Ascom Sasc
Tags: