31 Maio, 2017 17:08

Hospital de Floriano diminui transferências de pacientes neurológicos

O Hospital realiza ainda telemedicina com o Albert Einstein

O secretário de Saúde, Florentino Neto, participa nesta quinta, 1º, de uma conferência em telemedicina no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A telemedicina é uma estratégia adotada para fortalecer a alta complexidade naquela região, onde os profissionais de saúde do Hospital interagem com a equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, para a assistência aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Por meio de um equipamento de videoconferência, diariamente os médicos plantonistas do Tibério Nunes passam o caso para os profissionais do Albert Einstein, apresentando o prontuário, resultados e discutindo sobre quais procedimentos estão sendo e devem ser adotados no tratamento do paciente.

A descentralização nos serviços de saúde em Floriano também se observa com a implantação da neurocirurgia como um importante diferencial na assistência hospitalar. Iniciado em fevereiro, o serviço tem diminuído as transferências de pacientes para Teresina, já que atende urgência e emergência, com plantonistas 24 horas, e ainda faz atendimento ambulatorial, tendo realizado mais de 200 consultas.

De acordo com o neurocirurgião Joaquim Barbosa Junior, que atua no Tibério Nunes desde a implantação do serviço, já foram realizados 55 procedimentos cirúrgicos, 112 internações e 320 pareceres médicos. “Pacientes que antes iam para o HUT. Pra se der uma ideia, de acordo com o DATASUS, 42% dos atendimentos neurológicos no HUT são de pacientes do sul do Estado. Com a consolidação da neurocirurgia em Floriano, a expectativa é que esse percentual seja reduzido pela metade”, explica.

Outro avanço foi a abertura da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), com dez leitos, o que fortaleceu a assistência para aqueles bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.

O secretário Florentino Neto também visita as obras da Unidade de Pronto Atendimento(UPA), que será a urgência e emergência de referência em Floriano e região, do Centro de Parto Normal(CPN) e da Casa da Gestante, que vão integrar a rede de assistência materno infantil do Hospital Regional Tibério Nunes.

Programação de visita - Floriano

Quinta, 1º de junho

8h30 – Visita às obras da UPA

9h – Visitas às obras CPN, Ambiência e Casa da Gestante

9h30 – Telemedicina: Hospital Regional Tibério Nunes

13h – Retorno à Teresina

 

Autoria: Graciene Nazareno
Tags: