17 Agosto, 2017 10:41

Hospital de Floriano já realizou mais de 80 mil atendimentos em 2017

Por dia, são mais de 400 procedimentos no hospital referência na região.

Júnior Leal
Uso da telemedicina no Hospital Tibério Nunes (Júnior Leal)

De janeiro a julho de 2017, o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realizou 80.247 procedimentos hospitalares, entre consultas, exames - tanto de imagens como laboratoriais - e ainda cirurgias. Por dia, são mais de 400 procedimentos, consolidando a unidade como referência em alta complexidade naquela região, que, em 2017, avançou na oferta de diversos serviços, como telemedicina, UTI neonatal e neurocirurgia.

Com a neurocirurgia, implantada em fevereiro, o hospital passou a atender a demanda de toda a região sul, especialmente aquelas vítimas de acidentes de trânsito, que antes eram encaminhadas para Teresina. Segundo o diretor clínico do hospital, Justino Moreira, os Traumatismos Crânios Encefálicos (TCEs) são os mais recorrentes e já são atendidos, inclusive, com procedimento cirúrgico, por lá mesmo. “Nesse período, já foram feitas 117 neurocirurgias. Temos uma equipe neurológica que fica 24 horas de plantão, atendendo os mais diversos casos. Isso fez com que as cirurgias neurológicas, do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), caíssem em mais de 30%, já que esses pacientes recebem todo o tratamento na nossa unidade regional”, explica Justino.

Outro avanço na qualificação da assistência foi a implantação, em abril desde ano, do serviço de telemedicina aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Com a tecnologia, os profissionais de lá podem interagir, online, com a equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, que acompanha diariamente a evolução de cada paciente. Em média, 30 pacientes passam mensalmente pela UTI. Desses, 80% são vítimas de acidentes de trânsito.

Para o diretor clínico, esses avanços têm trazido bons resultados e aumentado a demanda da unidade. “Essa tecnologia trouxe um crescimento imensurável para medicina da região sul do Piauí. Podemos disponibilizar um diagnóstico mais preciso e rápido para nossos pacientes, além de uma equipe de plantão para a realização de exames de imagem e laboratoriais. Em média, são mais de 400 procedimentos clínicos a cada dia”, afirmou Moreira. 

Outro serviço que deve ser aberto ainda este ano é a urgência cardiológica por telemedicina. Os profissionais de saúde já foram capacitados, tanto aqueles que atuam no hospital como na Rede de Urgência e Emergência, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além da UTI adulto, o hospital conta também com UTI neonatal, com dez leitos, e ainda o Centro de Parto Normal (CPN).  “Em menos de um mês funcionando, 35 crianças já nasceram no centro. Além disso, o hospital ainda conta com dez leitos de UTI neonatal, por onde já passaram mais de 50 bebês, apenas em 2017, que deixam de ser encaminhados para a capital”, lembra Justino Moreira. 

Autoria: Amanda Dourado
Tags: