28 Junho, 2018 14:44

Hospital de Oeiras ganha Pronto Atendimento Obstétrico

São realizados em média 130 partos realizados por mês.

A Secretaria de Estado da Saúde avança na descentralização da assistência à população. Em Oeiras, o Hospital Regional Deolindo Couto, amplia o serviço com a abertura do Pronto Atendimento Obstétrico. A unidade foi inaugurada nesta quinta (28) e recebeu ainda equipamentos pelo programa Renova Saúde, além de tanque de oxigênio.

Dados do Hospital apontam uma média de 130 partos realizados por mês, tanto naturais como cirúrgico, daí a necessidade de um espaço diferenciado para receber à gestante, como explica o diretor Alípio Sady. “É marco importante na assistência à saúde da mulher, em especial à gestante, porque o Hospital tem recebido uma demanda muito grande de gestante, uma vez que aumentou significativamente o número de partos naturais e cirúrgicos”.

Os equipamentos e o tanque de oxigênio também serão o diferencial na qualidade da assistência. Para isso, foram investidos cerca de R$ 700 mil em equipamentos, fruto de emendas do deputado federal Assis Carvalho e projetos da Secretaria de Saúde. 

“Os equipamentos que recebemos agora vão melhorar a qualidade do serviço que está sendo prestado. Um cardiotocógrafo, por exemplo, vai fazer uma grande diferença na qualidade da assistência prestada à mulher”, explica Sady.

Participaram da solenidade de inauguração o deputado federal Assis Carvalho e o ex-diretor do Instituto de Águas, Francisco Costa, além de autoridades locais e funcionários do Hospital.

Complexo Hospitalar Deolindo Couto – Oeiras

O Hospital Regional Deolindo Couto consolida-se como referência na assistência médico-hospitalar na região, contando com uma estrutura de atendimento desde as urgências até os cuidados intensivos. 

Para isso, o Governo do Estado fez investimentos que garantiram a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende uma média de 120 pacientes por dia. Somente aqueles casos mais graves são encaminhados para o Hospital Regional, que fica a uma quadra de distância, o que facilita o transporte e dar maior agilidade na assistência.

Com a abertura da UPA, o Deolindo passou a receber pacientes eletivos e abriu 10 leitos de Unidade de Terapia Intesiva (UPA), possibilitando a implantação de novos serviços, como cirurgias de bucomaxilo.

Além disso, o hospital intensificou as cirurgias eletivas, tanto pediátricas, ortopédicas, gerais e ginecológicas, que são realizadas diariamente e intensificadas aos finais de semana, com a realização de mutirões cirúrgicos.

Autoria: Graciene Nazareno
Tags: