15 Maio, 2019 10:41

Vigilância Sanitária capacita profissionais do Território dos Carnaubais

A qualificação faz parte do cumprimento do plano de trabalho do Conselho de Desenvolvimento desse território.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), e em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), iniciou, nessa terça-feira (14), em Castelo do Piauí, a segunda etapa da qualificação dos técnicos das vigilâncias sanitárias. A ação reuniu profissionais dos municípios de Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, Juazeiro, Novo Santo Antônio, São João da Serra e Castelo do Piauí.

A qualificação faz parte do cumprimento do plano de trabalho do Conselho de Desenvolvimento do Território dos Carnaubais, por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre a Divisa, Seplan, Adapi e prefeituras municipais desse território, para a implantação do sistema de inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

Nesta etapa, a Divisa está realizando o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, com foco no fortalecimento da agricultura familiar. “Nós já tivemos outros três momentos. O primeiro foi de sensibilização dos gestores municipais, um outro momento técnico para todos os gestores e o momento de capacitação especifica, que foi da Adapi para os veterinários que vão atuar na inspeção dos produtos de origem animal e agora o da Divisa com o curso de boas práticas de manipulação de alimento”, explicou a veterinária e fiscal sanitária da Divisa, Iolanda Soares.

A qualificação dos técnicos que vão compor o sistema de inspeção dos produtos de origem animal, já foi concluída pela Adapi, no mês de abril, em Teresina.

Autoria: Cyntia Veras
Tags: