09 Maio, 2019 14:36

Regionalização e Organização da Rede de Saúde é discutida no Congresso das Cidades

Palestrante Jurandir Frutuoso é um dos grandes nomes da Saúde em âmbito nacional e foi convidado pela Sesapi para participar do evento.

Elisângela Pegado
(Elisângela Pegado)

O médico Jurandir Frutuoso, ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), levou ao terceiro dia do Congresso das Cidades a palestra “Regionalização e organização da rede de Saúde” a convite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A apresentação teve como objetivo a regionalização e modelo de atenção, contextualizando o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), na atual conjuntura nacional. O palestrante é um dos grandes nomes da Saúde em âmbito nacional. 

No primeiro momento da palestra foram apresentados os avanços, vantagens e desafios do Sistema Único de Saúde e a necessidade de regionalizar para poder sustentar com mais qualidade, tecnologia e eficiência.

O palestrate explica ainda a necessidade das ações, “o SUS de base municipal esgotou, porque os municípios não estão conseguindo mais dar conta de todas as obrigações, então é necessária a união do país para que se possa avançar, continuar crescendo e dando o salto na mudança de indicadores do país, melhorando assim a deficiência”, destaca.

Frutuoso fala ainda dos avanços que o Piauí vem conquistando na atenção básica. ”Eu penso que o Piauí vai seguir essa rota, que esta traçando o Brasil como um todo, isso é uma diretriz nacional tem resolução da tripartite que determina e estimula a fazer isso nos estados e no país como um todo, e eu penso, que aqui seguira, porque aqui tem alguns movimentos de fortalecimento e isso é a base de tudo. O Piauí acabou de entrar na pro eficacia de atenção a saúde e isso são avanços que vão consolidar o modelo do estado”, conclui.

Autoria: Elisângela Pegado
Tags: