22 Agosto, 2019 9:58

Sarampo e as consequências para saúde pública é tema de oficina em Teresina

O evento é gratuito, com vagas limitadas, e aberta aos profissionais de saúde e a população em geral.

Por ser uma doença contagiosa e com alta letalidade, o sarampo tem sido uma preocupação dos profissionais de saúde, vez que a notificação de novos casos é um alerta da re-emergência da doença no país. Por conta disso, o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados(Ciaten) promove, na quarta-feira (28), Oficina de Respostas Rápidas aos Agravos Emergentes – Sarampo. O evento será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina, e é promovido em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi); a UFPI, Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Consems).  .

De acordo com a pediatra Dorcas Lamounier, a reintrodução da doença no Brasil se deu pelas baixas coberturas vacinais e o avanço de casos em outros países, inclusive na América Latina. “O Brasil esteve livre do sarampo na última década, mas nós sabíamos da emergência da doença novamente, principalmente porque as coberturas vacinais em muitos municípios eram menores que 50%, o que é altamente propício à propagação de uma epidemia. E a circulação do vírus se mantinha em muitos países do mundo. Não foi muito inesperado quando, desde 2018, começamos a ver novos casos de sarampo e não conseguíamos controlar porque esses casos importados encontraram um país em condições favoráveis à instalação da epidemia”, explica Lamounier.

Essa notificação de caso importado já se observa no Piauí. Este ano, um caso foi notificado, de um paciente vindo de São Paulo. “Apesar de só termos tido um único caso no estado e esse tenha sido importado de São Paulo, isso não nos deixa tranquilos. Nós sabemos que muitos municípios no Piauí têm cobertura vacinal insuficiente. Aliás, a maior parte dos municípios piauienses tem cobertura vacinal insuficiente e a entrada de um vírus neste momento poderia ter resultados trágicos”, explica Dorcas.

Daí a necessidade da oficina, num alerta aos profissionais de saúde, governos estadual e municipais, órgãos de controle e a população para a possível reintrodução e o que deve ser feito para evitar a instalação da doença, e se notificados novos casos, que medidas devem ser tomadas para superar as fragilidades. “A oficina propõe esclarecer aos gestores, população, esses eventos emergentes, como é o caso da re-emergência do sarampo, preparando, formando e informando para enfrentar essa grave ameaça que está grassando pelo mundo afora, com proposta para aperfeiçoar as políticas públicas evidenciadas na ciência”, ressalta Carlos Henrique Nery Costa, do Ciaten.

A oficina é gratuita, com vagas limitadas, e aberta aos profissionais de saúde e a população em geral. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/ciaten_sarampo/

Oficina de Respostas Rápidas aos Agravos Emergentes – Sarampo

Data: 28 de agosto – quarta-feira
Local: auditório do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Piauí(UFPI)  - Teresina/PI

Programação:

8h - Credenciamento   

8h25 - Abertura              

9h - O impacto do Sarampo na Saúde Pública  

Dra. Dorcas Lamounier (UFPI/Ciaten)

10h - Intervalo

10h - Mesa-redonda    

Mediação: Cosems-PI

Sarampo no Piauí: Medidas de controle da vigilância epidemiológica dos municípios - Coordenação de Epidemiologia do Estado do Piauí

Imunização do Sarampo no Piauí: Cobertura atual e metas de bloqueio - Coordenação de Imunização do Estado do Piauí

A intervenção do Ministério Público voltado para as coberturas vacinais - Ministério Público do Estado do Piauí

12h - Encerramento

Autoria: Ascom
Tags: