10 Janeiro, 2019 11:18

Secretaria da Saúde adota medidas para contenção de despesas

O órgão tem um conjunto de ações e medidas que devem ser implantadas e reforçadas para redução de gastos.

James Almeida
Reunião com equipe da gestão da Saúde estadual (James Almeida)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mantém a adoção de medidas para economicidade e redução de gastos. Após o chamamento de servidores cedidos a outros órgãos, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresentou aos diretores das unidades gestoras vinculadas à sede um conjunto de ações e medidas que devem ser implantadas e reforçadas para contenção de despesas. 

Em reunião, nessa quarta-feira (9), com diretores de hospitais, tanto da capital como do interior, Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e Laboratório Central (Lacen), Florentino Neto explanou as ações que devem ser implementadas.

“Fizemos uma avaliação sobre nossas despesas, buscando respeitar a decisão governamental de redução de despesas, reduzindo também o número de contratos de prestação de serviços e plantões extras, para que possamos favorecer o trabalho dos servidores efetivos”, disse o gestor. 

O secretário também anunciou o estudo que está sendo feito para a realização de concurso ainda para este ano, “o que vai suprir a necessidade dos hospitais e substituir uma força de trabalho eventual por uma força de trabalho efetiva”.

Outra medida é a substituição de equipamentos alugados pelos próprios, tendo o programa Renova Saúde como uma estratégia para modernização dos hospitais. 

As medidas obedecem à resolução 04/18, da Comissão de Gestão Financeira. Nela, é exposto que, para assegurar o equilíbrio econômico financeiro, são necessárias medidas para, “manter o equilíbrio das contas públicas e cumprir os limites ficados pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Autoria: Elisângela Pegado
Tags: