25 Abril, 2019 12:32

Saúde realiza atividades pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Ação será na segunda-feira (29) na UBS da Cacimba Velha.

As doenças crônicas são um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, atualmente tornaram-se uma das dez prioridades para o Ministério da Saúde no ano de 2019 pois representam a maior carga de morbimortalidade, chegando a ser responsável por 68% de um total de 38 milhões de mortes ocorridas no mundo em 2012, os dados são da pesquisa realizada pelo WHO, 2014.

Dentre as doenças crônicas, a hipertensão arterial é a causa mais prevalente apresentanda no Brasil, com 24,3% autorreferida em pessoas acima de 18 anos, e no Piauí, a capital Teresina tem prevalência de 20,8%, segundo dados da pesquisa nacional de saúde do Vigitel, 2017-MS.

O dia 26 de abril é considerado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e, com intuito de sensibilizar e divulgar informações para a população sobre a adoção de práticas de prevenção e promoção à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, realiza, na manhã do dia 29 de abril, atividades na Unidade Básica de Saúde da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. 

Serão realizadas atividades físicas, alongamento, palestras educativas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação médica do pé diabético e apresentação cultural de teatro. Também será ofertado lanche saudável e orientação nutricional.

 

Autoria: Denise Nascimento
Tags: