04 Julho, 2019 11:29

Sesapi realiza consultas de triagem para mutirões de cirurgias de catarata

A previsão é que mais de 2.000 mil pessoas sejam atendidas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) começou, nesta quinta-feira (04), as consultas de triagem para os mutirões de cirurgias de catarata, que serão realizados no segundo semestre de 2019. A previsão é que mais de 2.000 mil pessoas sejam atendidas.

A primeira cidade a realizar as consultas foi Esperantina, que está recebendo o mutirão pela oitava vez. “Estamos beneficiando cerca de 450 pessoas, que passaram por uma triagem, onde será avaliada a necessidade ou não de cirurgia. Outras 72, que já participaram de outros mutirões, já estão selecionadas para realizar a cirurgia no segundo olho”, explica o diretor do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, David Telles Basílio.

Nesta sexta-feira (05), o Hospital Regional Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, também receberá os médicos especialistas que farão a avaliação nos pacientes. Ao todo, 250 pessoas passaram pela triagem. Para a cirurgia de segundo olho, já estão selecionados 68 pacientes, dessa unidade de saúde.

“Este ano pretendemos atender mais de duas mil pessoas nos mutirões de catarata. A Sesapi ao longo desses últimos anos tem investido na realização de cirurgias eletivas, levando diversas especialidades para aqueles municípios que não ofertam esse tipo de atendimento, como maneira de descentraliza a saúde e fazendo com que a população não necessite se deslocar para Teresina, para realizar esses procedimentos”, lembra Néris Machado Júnior, diretor de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, da Sesapi.

 Além de Esperantina e Luzilândia, a Secretaria de Estado da Saúde levará as consultas de triagem para o Hospital Municipal Josefina Getirana Netta, em Pedro II, que será realizada no dia 12 de julho e ao Hospital Eustáquio Portela, em Valença, que ocorrerá no dia 19 de julho. Até o fim de 2019, todos os territórios piauienses serão beneficiados com os mutirões de cirurgias eletivas da Secretaria da Saúde.

Autoria: Amanda Dourado
Tags: