15 Fevereiro, 2017 21:46

SDR apoia criação de Câmara da Piscicultura do Território dos Cocais

O coordenador da Aquicultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Luciano Sousa, representou o secretário Francisco Limma em uma reunião, na última segunda-feira (13), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Esperantina. O encontro contou com representantes de diversos segmentos que atuam no setor para tratar da criação da Câmara Setorial da Piscicultura no Território dos Cocais e outras demandas que objetivam impulsionar esta cadeia produtiva no estado.

O encontro teve apoio da Secretaria do Estado de Governo, Sebrae, Prefeitura e do STTR e teve a presença de representantes de associações, cooperativas agrícolas, outras entidades ligadas à cadeia da piscicultura, além do coordenador das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela.

Uma das questões levantadas durante a reunião foi a possibilidade da criação de uma só Câmara que atendesse a dois territórios. “Esta proposta da criação de uma Câmara única, para atender os piscicultores do Território dos Cocais e do Território dos Carnaubais, ainda será avaliada pelo Governo”, disse Luciano Sousa.

O coordenador ressaltou que o principal papel das câmaras, desde sua concepção é identificar os entraves e apontar soluções para o desenvolvimento de cada cadeia produtiva. “Em suas reuniões a respeito do tema, o secretário Francisco Limma faz questão de reafirmar a estratégia e compromisso do Governo do Estado com os diversos setores. A Piscicultura se encontra num estágio mais avançado porque já definiu o diagnóstico e agora detalha cada segmento nos Territórios, afim de subsidiar o Plano Estadual de Piscicultura”, concluiu.

Durante a reunião em Esperantina, também ficou marcada a data da solenidade para a criação da Câmara Setorial da Piscicultura do Território dos Cocais: dia 9 de março. A sugestão é que na programação do evento sejam incluídas palestras, cursos e atividades de durante todo o dia.

Autoria: Edna Maciel
Tags: