22 Novembro, 2018 14:35

Plano Municipal de Saneamento Básico entrega 1º lote e deve beneficiar 25 cidades

O projeto vem sendo executado desde 2015 em parceria com o Ministério das Cidades e Funasa

Francisco Leao
(Francisco Leao)

Aconteceu na manhã desta quinta (22), a solenidade de entrega do 1º Lote do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) aos municípios piauienses. A ação está sendo realizada pela Secretaria das Cidades (SECID) em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Desde 2015 o projeto vem sendo executado. 

O PMSB é o principal instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico instituído por Lei Federal. É uma ação de grande relevância para os municípios piauienses, uma oportunidade para se tratar sobre os recursos que serão disponibilizados pelo Governo para ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico e para obtenção de novos meios para fazer frente à gestão, além de gerar novos empregos nos municípios.

Nesse primeiro momento serão beneficiados 25 cidades: Boa Hora, Brejo do Piauí, Campo Largo do Piauí, Caxingó, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Itaueira, Jerumenha, Joaquim Pires, Joca Marques, Madeiro, Manoel Emídio, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Porto Alegre do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Fronteira, São João do Arraial, São José do Peixe e Tanque do Piauí.

“Nosso município foi contemplado para a primeira etapa do treinamento básico. Estamos muito felizes, pois é uma grande necessidade que temos hoje na nossa cidade”, disse o prefeito de Nazaré do Piauí, Nonato Abílio. O gestor enfatizou ainda, que um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida da população. 

O governador Wellington Dias participou da solenidade e comemorou. “Estamos entregando a primeira parte desse plano tão importante para o Piauí. Nosso objetivo é chegar a todos os municípios. É uma política que vem inclusive para melhorar a saúde do Estado”, disse. 

O secretário das Cidades, Gustavo Xavier, informou que o segundo lote deve ser entregue em breve com mais 25 municípios beneficiados. “No início de dezembro já iremos fazer a mobilização de equipes para irem nas cidades que fazem parte do segundo lote. Vamos criar as comissões, fazer as audiências públicas e formas pessoas que vão receber o manual”, explicou.

 

Fonte: CCOM
Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa

Tags: