18 Outubro, 2019 16:26

Escola de Curralinhos realiza Sarau Literário

A Unidade Escolar Menino João Pedro, localizado no município de Curralinhos, preparou na última quinta-feira (17), um belo Sarau Literário com o tema "Uma viagem pelo mundo literário". Diversas apresentações foram realizadas no evento e encantaram os presentes.

A ação faz parte da ferramenta Jovem de Futuro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco. O evento teve o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de conhecerem e desenvolverem seus conhecimentos e habilidades sobre as diversas culturas, bem como diferentes modalidades de produções artísticas e culturais. 

Neste ano, foram escolhidas poesias de Calos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar e Fernando Pessoa. Cordéis: Patativa do Assaré e Bráulio Bessa. Também trabalharam os livros Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Do auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; A Cartomante, de Machado de Assis.

As principais atrações do Sarau foram dramatizações de poemas, obras literárias, apresentação musical e danças, declamações de poesias, declamações de cordéis. O ponto alto do evento foi a apresentação da aluna do 3º ano do Ensino Médio, Laisa Maria, que apresentou o conto que produziu" Uma trilha - As vezes vala a pena sair do conforto". 

O conto fala de um casal de amigos que participa de uma trilha, fruto de uma aposta. O rapaz é aficionado por séries e filmes, logo não é muito fã de aventura. A jovem, por outro lado gosta de adrenalina. Juntos, eles passam por algumas experiências simples para ela, mas difíceis para ele. No final, ambos recebem a recompensa por cumprir a trilha.

De acordo com a coordenadora da unidade, Alexandra de Lima Pinheiro, a escolha do tema do Sarau Literário se deu devido à tamanha variedade dos gêneros literários que a professora vem trabalhando em sala de aula. "Acredito que a escola atingiu seu objetivo que foi compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, ampliando o repertório linguístico e literário, para oportunizar o uso da linguagem em diversas situações, oralidade, escrita, visual, sonora e corporal, com intuito de desenvolver no aluno o gosto pelas diversas formas de manifestações culturais e de linguagens", finaliza.

Autoria: Michele Furtado