01 Junho, 2019 16:50

Revisão Pré-Enem Seduc beneficia estudantes de Angical e região

Assim como as revisões anteriores, a Secretaria de Estado de Educação entregou material didático e lanche gratuitos

João Albert
(João Albert)

Estudar em grupo é mais uma forma atrativa de aprender os conteúdos, compartilhar as ideias e tirar as dúvidas. Partindo desta facilidade, os estudantes de mais de dez municípios da 6ª Gerência Regional de Educação participaram neste sábado (1º) da revisão Pré-Enem Seduc no município de Angical.

Assim como as revisões anteriores, a Secretaria de Estado de Educação entregou material didático e lanche gratuitos, além do show com os professores nas disciplinas de Biologia, Física, Linguagens, Matemática, Química e Redação, reforçando o conteúdo educacional para os alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Presente à revisão o secretário de Educação, Ellen Gera, destacou o trabalho de descentralização das aulas tornando o Pré-Enem mais próximo dos estudantes.

"A caravana Pré-Enem Seduc continua percorrendo o interior, levando mais conhecimento aos nossos alunos. A gerência regional de educação de Regeneração faz um Pré-Enem diferente e realiza as revisões em municípios jurisdicionados. Ano passado fomos para São Pedro do Piauí e este ano, a revisão acontece em Angical. Aqui comemoramos ainda o aumento no número de inscritos no ENEM, o Piauí sai na frente com relação ao país, então parabenizamos a toda a eqipe Pré-Enem, aos professores e desejamos mais sucesso aos nosso alunos", disse.

Com a caneta na mão e os olhos atentos para não perder nenhuma dica, a aluna Érica Caroline da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada na cidade de Regeneração, aproveitou as aulas do Pré-ENEM Seduc próximo de casa e se preparando para a quarta fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

"É interessante a iniciativa de colocar uma revisão em diferentes pontos (cidades), uma vez que muitas vezes outros fatores impedem os alunos de estarem presentes à revisão. Em equipe tentamos, ao máximo, socializar com os colegas as nossas ideias e tentamos compreender a opinião do outro quando esta é diferente", explica.

Erica destaca como a proposta do Pré-ENEM Seduc de estudo com a turma auxilia em sua preparação para ONHB e para chegar ao curso desejado.

"Sempre nestas aulas de preparação aprendemos algo novo, às vezes, a mudança do método do professor sendo o mesmo assunto já transforma o meu entendimento. Percebemos o empenho em nos passar o conteúdo e isso inspira a aprender mais", diz a aluna.

Destaque nas aulas de História, a aluna do 3º ano do Ensino Médio brinca com a contradição ao dizer que pretende seguir a carreira de enfermagem e diz como se interessou pela disciplina. "A História me despertou a atenção por conhecer a minha própria cidade e ao ter esse contato na escola com esse lado, comecei a me interessar por outras áreas como a História do Brasil", disse.

Grupo de Estudo

Assim como Erica, outros três alunos participam do grupo de estudo Acaroás que homenageia os índios aldeados ao rio Mulato, ao qual a cidade de Regeneração surgiu. O grupo foi formado durante as aulas de História sob a orientação do professor de História João Viana.

A proposta visa estimular os alunos a participarem das olimpíadas de ensino com foco nas olimpíadas de História do Brasil, o grupo conquistou feito inédito para uma primeira participação em competições estudantis.

"A preparação dos alunos é voltada para a análise do conhecimento em História de forma mais aprofundada, uma vez que as etapas são realizadas de forma on-line, o nosso foco é propor aos alunos uma visão ampla dos assuntos estudados", pontua.

Diante dos resultados já alcançados, outros alunos também já demonstraram interesse em participar do grupo. "Das sete etapas o grupo já avançou na quarta e tende a crescer O nosso trabalho é em prol dos alunos e muitos estudantes estão acompanhando e começaram a se interessar pelo grupo e a ideia é colocar mais alunos nas próximas etapas", afirma o professor.

Mesmo em sua primeira participação na olimpíada de História, Erica fala sobre a importância de participar do teste e diz que participar de uma olimpíada é uma experiência diferente por estar testando seus conhecimentos. "Nisto estou aprendendo e enxergando de uma forma diferente a historia do Brasil", afirma.

"É importante no contexto em que vivemos sempre estarmos atento ao que acontece ao nosso redor e a história trabalha a nossa visão a respeito da sociedade em geral. Tenho aplicativos no celular para estudar um pouco de cada matéria e minha preparação e da equipe é em prol da leitura pois a historia exige muito conhecimento a cerca de tudo que está acontecendo", ressalta a aluna.

Fonte: Seduc
Autoria: Willame Lucas

Tags: