27 Maio, 2019 9:37

Segunda Revisão Pré-Enem Seduc em Teresina reúne mais de 4 mil estudantes

Na capital, as revisões são realizadas sempre no último domingo de cada mês e continuarão até a data do exame.

"Estou aqui hoje porque acredito que participando das revisões, além do acompanhamento do professor na sala de aula, conseguirei a minha aprovação e, assim, poderei mudar de vida, pois sempre precisei trabalhar para me sustentar e sustentar minha família, nunca fiz o Enem, essa é uma grande oportunidade para mim". Com essas palavras, Francisco Xavier, estudante do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Gayoso e Almendra, assim como os quase 4.500 estudantes que participaram da segunda revisão Pré-Enem Seduc, realizada na Arena Verdão, nesse domingo (26), anseia pela aprovação.

Estudantes da rede pública estadual, municipal e da rede privada de Teresina, além de pessoas da comunidade e da Educação de Jovens e Adultos como o Francisco, puderam participar das aulas com entrada gratuita. Os estudantes, bem cedinho já estavam nos portões aguardando a abertura e, como em todas as revisões anteriores, ainda na entrada, os alunos receberam o caderno com todas as questões discutidas na revisão e o lanche sem nenhum custo.

A manhã começou com o coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares, dando boas-vindas a todos os presentes, apresentando o cronograma da revisão. "Estamos aqui em mais um encontro realizado por meio da Secretaria da Educação, nessa manhã, com as aulas de história, linguagens, matemática e redação. Todos aqui já fizeram sua inscrição no exame, agora é continuar a preparação até a prova", comenta Soares.

Revisão Pré-Enem Seduc em Teresina (Ascom Seduc)

Jennifer Lorrany, aluna da Unidade Escola Barão de Gurguéia, participou da primeira revisão, está aqui na segunda e pretende participar de todas, porque acredita que as revisões são importantes para o seu desempenho. "Minha expectativa é das melhores, pretendo cursar Nutrição e desde o primeiro ano estudo no Barão que tem um ensino muito bom, com professores excelentes e para mim, aqui é uma continuação", afirma a estudante.

Revisão Pré-Enem Seduc em Teresina (Ascom Seduc)

O primeiro conteúdo a ser apresentado foi o de Linguagem, com o professor Jorge Alberto que lembrou que é inevitável que todas as competências caiam na prova. "O que podemos ressaltar das últimas avaliações, de 2016, 2017 e 2018 são as quantidades de questões que caem de uma competência quanto a outra, mas a competência que mais cai é a "7", porque é a que trabalha com a parte de gêneros textuais, a prova do Inep quer saber como os alunos trabalham os textos, como eles interpretam os textos, essa é a nossa dica", destacou Jorge. Em seguida, os professores Flávio Coelho, Andrey Filho, Tércio Câmara e Patrícia Lima também ministraram aulas.

Nesse domingo, a Seduc encerra as revisões do mês de maio após vários encontros, tanto no interior do estado, como em Teresina e ainda no sistema prisional. Vale lembrar que na capital as revisões são realizadas sempre no último domingo de cada mês e continuarão até a data do exame.

Revisão Pré-Enem Seduc em Teresina (Ascom Seduc)

"Não posso perder mais nenhuma revisão, espero fazer uma faculdade de letras ou história, mas não tenho condições de pagar um cursinho, a revisão para mim é meu único contato com o conteúdo do Enem e estou aqui aprendendo mais", afirma Luciene Rodrigues que vai fazer o exame pela terceira vez.

Já, o estudante Maylan Araújo, da Unidade Escolar Firmina Sobreira, no Poty Velho, que pretende cursar Moda, acredita que as aulas dão todos os subsídios para ele ter uma boa pontuação da redação.

Durante o intervalo de uma aula e outra, a ex-aluna da Unidade Escolar Lourival Parente Andrea Eduarda, que foi aprovada no Enem no ano passado para Direito na UFPI, foi premiada com um tablet pela Seduc. "Fiquei muito feliz com o meu resultado, sempre quis ser advogada e a escola e o Pré-Enem Seduc contribuíram bastante para isso", comenta a estudante que é cadeirante e acompanhava as revisões por meio do Canal Educação. 

Revisão Pré-Enem Seduc em Teresina (Ascom Seduc)

Tarcísio Pires, gerente da 4ª GRE, falou que está muito feliz em poder participar desse momento. "Estar aqui contribuindo com o sucesso desses meninos, da importância desse evento que é o pré-enem, é muito bacana, a escola já sentiu a importância desse evento para os alunos, consequentemente hoje, os diretores das escolas estão acompanhando suas caravanas e a gente percebe que os alunos estão compreendendo isso", comemora Tarcísio.

Para o secretário da Educação, Ellen Gera, essa ação da secretaria é uma das melhores oferecidas em todo o estado. "É nosso compromisso com todos pela educação, não apenas com nossos alunos da rede pública estadual, claro que eles são nossa prioridade, mas contemplamos toda pessoa que deseja absorver esses conteúdos aqui e em todas as revisões no estado do Piauí, essa é a segunda revisão realizada na Arena Verdão, escolhemos esse local no Centro, para dar mais facilidade a todos, então não temos desculpas, "bora estudar!", chama o gestor.

Revisão Pré-Enem Seduc em Teresina (Ascom Seduc)

Quem não teve como acompanhar as aulas na Arena Verdão pôde assisti-las de casa, ao vivo, pelo Canal Educação para os mais de 380 polos do programa de mediação tecnológica, e ainda pela TV Meio Norte, canal 7.1.

A caravana Pré-Enem Seduc também esteve no sábado (25), no sul do estado, na cidade de Fronteiras, atendendo os alunos da 16ª Gerência Regional de Educação (GRE).

Além das revisões, a secretaria implementou outras ações que auxiliam os estudantes, como o aplicativo Pré-Enem/Canal Educação, no qual os estudantes da rede pública assistem aulas via Canal Educação e também podem enviar redações para correção on-line e ainda o Passe Livre, que garante o transporte dos inscritos nos dias do exame.

Autoria: Marconni Lima

Tags: