11 Outubro, 2017 10:56

Governo entrega kit de informática à Apae de Floriano

Os equipamentos vão viabilizar a melhoria da execução das atividades de capacitação e ensino.

Ascom Seid
O kit de informática vai facilitar o trabalho administrativo da entidade. (Ascom Seid)

A entrega de Kit de informática para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Floriano vai viabilizar a melhoria da qualidade da execução das atividades de capacitação e ensino da entidade. A entrega foi na segunda-feira (09), na sede da instituição.

A ação faz parte do projeto elaborado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev). O projeto objetiva à aquisição dos equipamentos de informática para beneficiar as entidades que prestam atendimento a pessoas com deficiência no Piauí.

A solenidade de entrega teve a participação do secretário da Seid, Mauro Eduardo; da diretora de Gestão da Seid, Helena Lima; do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; vereadores, secretários municipais e representantes da Apae.

Segundo José Maria, presidente da Apae de Floriano, os equipamentos chegaram em um momento que a entidade estava necessitando. "Estas ferramentas serão utilizadas para o lazer das crianças como a exibição de filmes, material para as aulas, nas capacitações e vamos dar continuidade a um dos projetos fotográfico que será realizado pelas pessoas atendidas pela Apae”, frisou José Maria.

Atualmente, a Apae de Floriano atende 272 pessoas, sendo 122 educacional e 150 em atendimento de saúde e reabilitação, da cidade de Floriano e munícipios da região.

A Apae recebeu um kit que é composto de um notebook, uma impressora multifuncional, um projetor multimídia, um telão de projeção, um suporte para o telão e uma câmera digital.

Segundo o secretário Mauro Eduardo, o kit de informática vai facilitar o trabalho administrativo da entidade. “É de fundamental importância. A maioria das instituições que fazem o atendimento das pessoas com deficiência carecem desses equipamentos, principalmente para elaborar um projeto de captação de recursos para educação ou saúde. A orientação do governador Wellington Dias e da secretária da Educação, Rejane Dias, é fortalecer essas entidades, pois sabemos que são essas instituições que estão na ponta e fazem o atendimento das pessoas com deficiência”, ressalta o gestor.

Kits

O projeto contempla, ao todo, 30 instituições com os equipamentos. Os kits estão sendo entregues por etapas. Os 10 primeiros foram entregues em uma solenidade no Palácio de Karnak, em seguida, foi feita a entrega na região de São João do Piauí, beneficiando as Apaes das cidades de São João do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Colônia do Piauí. Na cidade de Parnaíba, foram entregues equipamento para sete entidades dentro da programação Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Os kits têm como objetivo proporcionar uma estrutura para o trabalho administrativo das entidades que atendem e representam as pessoas com deficiência. O termo de doação explica que, para a entidade receber os equipamentos, deve ter a documentação regularizada e ser reconhecida como entidade de utilidade pública.

Mauro Eduardo fala que esses equipamentos serão muito importantes para as entidades. "Queremos fortalecer as instituições que fazem este atendimento a pessoas com deficiência dando estrutura física a elas. Sou fundador de entidade e sei das dificuldades que existem. Muitas instituições, às vezes, não possuem nenhum equipamento como um computador. Dessa forma, o Governo do Estado, por meio da Seid, Seduc e SeadPrev, está investindo R$ 300 mil na aquisição de equipamentos para beneficiar 30 instituições ligadas s pessoas com deficiência no Piauí”, frisou gestor.

Autoria: Ascom Seid
Tags: