28 Maio, 2017 12:05

Seid realiza Fórum Regional para Pessoas com Deficiência em Floriano

Representantes de 51 municípios participaram do encontro.

Ascom Seid
Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Floriano (Ascom Seid)

Com o objetivo de levar informações e serviços às pessoas com deficiência, familiares e agentes que trabalham com essa causa, foi realizado, na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Comércio Esporte Clube, em Floriano, o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.  

O evento realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com outros órgãos do Estado e a Prefeitura de Floriano, teve a participação de quase duas mil pessoas dos municípios que compreendem a região. 

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca a importância de descentralizar os serviços para as pessoas com deficiência do Piauí e levar mais informações sobre os direitos das PCDs.  “O Governo do Estado, por meio da Seid, vem buscando melhorar, cada vez mais, a vida da pessoa com deficiência. O que nós queremos é que cada um de vocês possam absorver bem o que é repassado e que possam ser, a partir de amanhã, um defensor da causa dos direitos da pessoa com deficiência. Buscamos fazer com que a sociedade não veja essas pessoas como “coitadinhas’. Queremos que a sociedade veja as PCDs como cidadãos de direitos, que podem desenvolver qualquer atividade, de acordo com seu grau de deficiência”, destaca o gestor. 

A Coordenadora-geral do fórum, Helena Lima, fala que o evento é destinado às pessoas com deficiência, familiares e profissionais que trabalham a política de inclusão e moram na região de Floriano. “Promovemos dois dias de muitas informações e serviços. Levamos todas as políticas que o Estado oferece para a melhoria de vida das pessoas com deficiência ao município de Floriano. Na área da saúde, educação, esporte, lazer. Nosso fórum também objetiva a mudança atitudinal da sociedade em relação às PCDs”, destacou a coordenadora.   

 A assistente social de Simplício Mendes Ana Clotildes participou do encontro e falou da importância de realizar eventos que abordem os direitos das pessoas com deficiência. “Sou assistente social e pessoa com deficiência. Esse fórum é muito importante para que toda a sociedade conheça e respeite as pessoas com deficiência! ”, finaliza a profissional.  

Durante o fórum, foram realizadas palestras, oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento.

Autoria: Thays Pessoa

Tags: