03 Junho, 2019 10:33

Semar vai prestar apoio a comunidades quilombolas para realização do CAR

O cadastro é um dos primeiros passos para que a comunidade tenha acesso a crédito rural e seguro agrícola.

Ascom Semar
Sádia Castro assina acordo que beneficiará Comunidades Quilombolas do Piauí (Ascom Semar)

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, assina acordo de cooperação técnica entre a Semar e a Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas do Piauí (Cecoq) para apoio à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos povos e comunidades tradicionais do Piauí.

O CAR é um cadastro eletrônico que contém os dados básicos das propriedades rurais. Esses dados são declaratórios (como é, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda) e de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural. As informações do CAR farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro.

É por meio dessas informações ambientais dos imóveis rurais que o governo planeja ações para beneficiar os proprietários e posseiros rurais que já combatem o desmatamento e protegem a natureza, mas, também, incentiva aqueles que precisam se regularizar, ampliando as áreas de vegetação nativa em suas propriedades ou posses.

O registro no CAR é o primeiro passo para o programa de regularização ambiental, sendo fundamental para que a comunidade tenha acesso a crédito rural e seguro agrícola. Além disso, o CAR é um diferencial na hora do produtor vender a produção, já que, há empresas que exigem o registro como documento junto a produtores para comprarem seus produtos

Outros benefícios para quem faz o CAR, inclui:

- Prioridade em recursos que possam ser direcionados para o produtor rural, por meio de recuperação ambiental;

- Oportunidade de fazer a gestão ambiental do imóvel rural: planejar as atividades na sua terra para uma produção econômica que proteja os recursos naturais;

- Possibilidade de comercialização de cotas de reserva ambiental (CRA).

Autoria: Maria Carvalho
Tags: