02 Agosto, 2019 12:47

Câmara de Compensação Ambiental do Piauí discute diretrizes de atuação

A entidade é um instrumento em prol da conservação ambiental.

Moura Alves
(Moura Alves)

Membros da Câmara de Compensação Ambiental se reuniu, nessa quinta-feira (1º), para discutir diretrizes de atuação. O órgão tem a finalidade de definir a aplicação e a destinação dos recursos provenientes da compensação ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, licenciados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, a câmara é um instrumento em prol da conservação ambiental. “A câmara é um fórum para a tomada de decisões relacionadas à aplicação e uso dos recursos de compensação ambiental advindos do processo de licenciamento”, esclarece a gestora.

CCA

A Câmara de Compensação Ambiental (CCA), por meio do decreto federal nº 4.340/2002, em seu artigo 32, foi instituída no âmbito dos órgãos licenciadores. A CCA é um órgão colegiado, de caráter deliberativo, normativo e fiscalizador, que tem como finalidade analisar e propor a aplicação da compensação ambiental.

A compensação está definida no artigo 36 da lei federal nº 9.985/2000 - Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNuc). A grosso modo, é um mecanismo financeiro que visa à contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimento.

O empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidades de conservação. É uma espécie de indenização por possíveis danos (sociais e ambientais) causados.

Autoria: Moura Alves e Maria Carvalho
Tags: