08 Outubro, 2019 12:03

Semar desarticula criadouro clandestino de aves silvestres no interior do estado

Também foram encontradas gaiolas e caixas, além de armadilhas para captura de pássaros.

Ascom Semar
Foram encontradas, aproximadamente, 60 gaiolas (Ascom Semar)

Uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), em parceria com a Polícia Militar, desarticulou, nessa segunda-feira (7), um criadouro de aves clandestino no município de Monte Alegre do Piauí.

Durante a ação, foram encontradas diversas aves nativas, algumas com sinais de captura recente. “Entre as espécies havia 20 canários da terra que já foram prontamente devolvidos à natureza”, esclarece o auditor fiscal ambiental Carlos Eduardo da Silva. Também foram encontradas, aproximadamente, 60 gaiolas, diversas caixas para transporte e armadilhas para captura de pássaros.

A equipe de fiscalização constatou falta de higiene nos recintos que abrigavam as aves, indícios de maus tratos, além da presença de aves mortas. Segundo a Gerência de Fiscalização da Semar, este foi o maior criadouro já encontrado na região.

Um homem apontado como sendo o proprietário do criadouro conseguiu escapar enquanto as equipes de fiscalização se aproximavam da propriedade. Entretanto, ele já foi identificado e responderá por ter em cativeiro espécies da fauna silvestre sem licença ou autorização.

Autoria: Moura Alves
Tags: