31 Julho, 2019 14:03

Semar expande ações de educação ambiental

Centro de Educação Ambiental, em Teresina, vem recebendo turistas para um tour repleto de conhecimento.

CEA de portas abertas para a comunidade

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio do Centro Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado em Teresina, vem ampliando ações de educação, por meio de passeios turísticos. Durante o tour, visitantes fazem passeios pelas trilhas do CEA e da Floresta Fóssil, onde tomam conhecimento sobre a importância da conservação ambiental.

Segundo Rubens Luna, gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA), esse tipo de ação contribui para a formação de cidadãos mais ativos na defesa do meio ambiente. “Aqui, fazemos um trabalho de formação, buscando conscientizar desde crianças até pessoas da terceira idade. É um trabalho de formiguinha mas, ao terminarmos cada tour pelo parque, sentimos que conseguimos impactar levando uma nova visão de meio ambiente para quem participa. É positivo”, destaca.

Para a turista de Salvador (BA), Helen Salomão, a atividade foi enriquecedora. “É surpreendente essa preocupação que centros como esse têm de proporcionar uma atividade que vai além do entretenimento. A gente sai daqui motivada mesmo, com outra visão de proteção ambiental", explica.

Rubens destaca que as atividades, além de educativas, são um resgate da história piauiense. “O rio Poti, por exemplo, tem uma importância enorme para formação do piauiense no processo de povoamento do estado. Nessas margens, temos recursos paleontológicos e arqueológicos, que evidenciam ainda mais a importância de se preservar o rio”, explica.  

O Centro de Educação Ambiental (CEA) está localizado na avenida Raul Lopes, ao lado da Potycabana. No espaço, dedicado à Educação Ambiental, são realizadas diversas atividades ao longo do dia, todas gratuitas.

Autoria: Maria Carvalho e Moura Alves
Tags: