03 Agosto, 2019 10:26

Semar, Fiocruz e Prefeitura de Demerval Lobão elaboram ações de educação ambiental

A ideia é promover atividades educativas para que futuramente elas sejam levadas para outras cidades

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio da diretoria do Centro de Educação Ambiental (CEA), esteve nesta sexta-feira (02), no município de Demerval Lobão, em reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal.

Durante a reunião foi traçado um plano de ações que tem como base o fomento a educação ambiental. Segundo Rubens Luna, gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA), as novas ações tem como molde as atividades desenvolvidas da Semana do Meio Ambiente (SMA). “Na abordagem inicial da nossa reunião foi feito um diagnóstico das atividades realizadas durante a SMA promovida pela Semar, em junho deste ano. Foram desenvolvidas palestras, oficinas, expedições e uma série de outras ações no entorno da educação ambiental que servirão como base para as novas ações", explica.

Rubens Luna, destaca que entre as atividades elencadas estão a distribuição de cartilhas educativas na rede pública, além da criação de uma Farmácia Viva. “Essas cartilhas serão aplicadas inicialmente na Unidade Escolar Santo Elias, localizada em uma comunidade do mesmo nome, no município de Demerval Lobão. Na mesma escola será implantada uma Farmácia Viva, um viveiro de plantas medicinais, que deve contribuir com a saúde do meio ambiente e de alunos da instituição”, salienta

As ações também incluem uma série de palestras sobre educação ambiental, além da capacitação de professores. A perspectiva é que o projeto seja replicado em outras localidades do Piauí, mantendo o viés participativo com a proposta de integrar e envolver o maior de número de instituições possíveis e, assim, contribuir para a sustentabilidade ambiental das comunidades.

Autoria: Moura Alves
Tags: