24 Outubro, 2017 11:44

Com cronograma antecipado, Subconcessão de Saneamento da Capital inaugura booster do Dirceu

Funcionando desde o último dia 26 de setembro, os moradores atestam a qualidade dos serviços de água.

Jorge Bastos
Inauguração do Booster Dirceu no Arcoverde (Jorge Bastos)

Na manhã desta terça-feira (24) a empresa vencedora da licitação de subconcessão de saneamento de Teresina, Águas de Teresina, inaugurou oficialmente o booster do Dirceu, na presença do Governador Wellington Dias, o Secretário de Administração e Previdência Franzé Silva, a Superintendente de Parcerias e Concessões Viviane Moura, O presidente do instituto de Águas, Francisco Costa, representantes da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Lideranças Comunitárias da região do Grande Dirceu.

O booster do Dirceu é uma unidade de bombeamento de água instalada na zona Sudeste da capital que beneficia diretamente cerca de 200 mil pessoas. Funcionando desde o último dia 26 de setembro, os moradores atestam a qualidade dos serviços de água.

A obra foi inaugurada com antecipação dentro do plano emergencial para o B-R-O BRÓ, período com as maiores altas de temperatura no Piauí. Inicialmente, a obra estava prevista para ocorrer em até 180 dias, mas foi antecipada e, com a ação, o incremento no abastecimento foi de cerca de 600 mil litros de água a mais, por hora.

Para o governador Wellington Dias, esta é mais uma conquista do Governo do Estado, que tem reconhecido a necessidade de se trabalhar modelos de parcerias público-privada para entregar ao cidadão piauiense, o melhor serviço possível.

A superintendente de Parcerias e Concessões explicou que, a exemplo de Teresina, a Suparc avança agora para estudos de subconcessão de saneamento para todo o estado. “Estamos estudando as formas de subconcessão para o interior e apresentaremos junto ao Conselho Gestor para apreciação”, explicou.

O presidente da Aegea, empresa que gere a Águas de Teresina, afirmou da necessidade de se antecipar o cronograma de obras, dentro de um plano nacional de inclusão de Teresina na qualidade do saneamento básico. “Existe uma necessidade de antecipar os cronogramas pois Teresina está na última posição entre as capitais do nordeste no sistema de saneamento. Queremos mudar isso, e mudar pra melhor”, falou o diretor-presidente da Águas de Teresina, Italo Joffily,

Na etapa final da obra, foi feita a instalação eletromecânica, incluindo a área onde ficará abrigada a caixa de comando, além da estrutura em concreto onde o booster estará protegido. Com a unidade de bombeamento, a água está chegando com mais rapidez às residências, especialmente em áreas mais altas ou situadas distantes do ponto de distribuição da água. O booster estará ligado ao sistema principal que abastece a região do Grande Dirceu.

Autoria: Elane Araújo

Tags: